Consciência ambiental

Mais três escolas municipais recebem visita do projeto Caixa Ecológica

Através dessa iniciativa, a preservação do meio ambiente é abordada do modo lúdico
Foto: Márcia Leal/PMCI

Mais três escolas municipais de Cachoeiro receberão, nos próximos dias, a visita do projeto “Caixa Ecológica”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Participarão das atividades estudantes do 1º ao 3º anos do ensino fundamental das unidades “Profª. Maria do Carmo Magalhães” (dia 11), “Profª. Thereza Valiatti Sartório” (dia 12) e “Prof. David Alberto Lóss” (dias 18 e 19).

A ação é desenvolvida pela equipe de Educação Ambiental da Semma, que leva, às escolas, uma grande caixa que se transforma em uma estante repleta de livros infantis com temática ambiental. São usados, na dinâmica, fantoches, músicas e outras ferramentas lúdicas, para que as crianças aprendam, por meio de contação de histórias, sobre a reaproveitamento de materiais e conservação dos recursos naturais.

Para essas visitas, a narrativa proposta será “O Córrego da Minha Vida”, com intuito de despertar, nas crianças, a percepção da importância da preservação dos córregos e outros recursos hídricos.

“O projeto é de extrema importância para o desenvolvimento de nossos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos pensantes e atuantes nas causas ambientais, tendo em vista que a educação ambiental é responsabilidade de todos, mas a escola se torna um espaço de excelência para esse trabalho”, destaca a secretária municipal de educação, Cristina Lens.

“Esse projeto proporciona um novo olhar sobre meio ambiente, no qual é necessário perceber que todo ser humano tem uma relação com os recursos naturais. É essa consciência que queremos despertar nos pequenos. A partir dessa reflexão, podemos gerar uma mudança de comportamento, tanto no modo de consumo quanto no uso sustentável dos recursos”, ressalta a secretária de Meio Ambiente em exercício, Carina Prado da Silva.