Notícias

Projeto Tratar

Mais um ponto de lançamento de esgoto será retirado do rio Itapemirim

Novas redes são instaladas próximo à praça Pedro Cuevas Junior, no Centro
Foto: Divulgação/Agersa

A região central de Cachoeiro recebe obras de esgotamento sanitário do Tratar, projeto desenvolvido pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), em parceria com a concessionária de água e esgoto do município. As intervenções são realizadas próximo à praça Pedro Cuevas Junior e a previsão é que sejam concluídas até dia 16 de julho.

Até o momento, não foi necessário fazer nenhuma interdição no trânsito, mas é importante que os condutores e pedestres observem a sinalização no local.

No trecho, estão sendo instalados cerca de 50 metros de novas redes que vão passar a direcionar o esgoto coletado da bacia do bairro Recanto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, retirando o ponto de lançamento direto que ainda é feito no rio Itapemirim.

“Na região central de Cachoeiro, há alguns trechos de rede que ainda resultam em lançamento direto no rio Itapemirim e devem, portanto, receber novas redes ligadas à ETE. Sabemos que a ocupação, nessa região, é bastante antiga, então, há essa característica de lançamento direto, originário da época em que a cidade ainda não possuía o serviço de tratamento de esgoto. Já foi resolvida grande parte desses lançamentos diretos e continuamos avançando com mais intervenções”, explica Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agersa.

O Tratar também atua na retirada de lançamentos de esgoto na rede de drenagem pluvial, o que evita que o esgoto se misture à água em tempos de chuva e siga sem tratamento para os córregos e rio.

Outros locais

Além das obras no centro da cidade, o projeto Tratar tem atuado em outros bairros e localidades. Atualmente, há frentes de trabalho nos bairros São Lucas e Vila Rica, bem como na localidade de Pantanal, no distrito de Soturno.