Manhã de ação social encerra atividades do Setembro Verde

Evento terá serviços gratuitos nas áreas de assistência social, saúde, estética, entre outras

No domingo (30), uma manhã de ação social e lazer encerra em Cachoeiro as atividades do Setembro Verde, campanha pela inclusão social da pessoa com deficiência. Será das 8h ao meio-dia, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, com serviços gratuitos nas áreas de assistência social, saúde, jurídica e estética, além de entretenimento para as famílias.

Serão feitos atendimentos de massagem, maquiagem, limpeza de pele, aferição de pressão, teste de glicose, além de orientações sobre programas e benefícios sociais, como o BPC, Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Cadastro Único, Tarifa Social e Passe Livre, com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Também vai ter pintura facial, pula-pula e piscina de bolinhas para as crianças e apresentações de teatro e pagode para animar o público.

O evento é aberto ao público e tem como propósito comemorar o encerramento da primeira grande mobilização da campanha Setembro Verde no município, promovendo acesso a serviços e cidadania.

Durante o mês, foram realizadas várias ações, incluindo jogos esportivos, visitas da Apae a empresas e faculdades, criação de um núcleo de judô inclusivo e um seminário sobre inclusão da pessoa com deficiência.

“A campanha teve um impacto bem positivo para toda a sociedade em termos de divulgação. Foram muitas as atividades e, para uma primeira edição, conseguimos atingir nossos objetivos. A tendência é melhorar a cada ano”, avalia a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e representante da Apae, Ana Claudia da Silva Costa Araújo.

Prevista em lei municipal, a campanha Setembro Verde é coordenada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro e conta com apoio das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer e Turismo e Cultura, da Câmara Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.