Colo do útero

Março Lilás: ação no sábado (25) terá 640 vagas para exame preventivo

Iniciativa irá mobilizar todas as Unidades Básicas de Saúde do município
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro promoverá o Dia D da campanha Março Lilás no município.

A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionarão das 7h às 12h, disponibilizando um total de 640 vagas para a realização do exame preventivo de colo do útero.

De acordo com a pasta, o objetivo é gerar maior mobilização em torno da campanha e facilitar o acesso ao serviço às mulheres que, por motivo de trabalho ou outros, encontram dificuldades para comparecer a uma UBS ao longo da semana.

O preventivo deve ser feito periodicamente por toda mulher que tem ou já teve vida sexual, principalmente, as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame tem que ser realizado anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, pode passar a ser feito a cada três anos.

Agendamento nas UBS

Além da mobilização durante o do Dia D do Março Lilás, a Semus também está ofertando, ao longo de todo o mês de março, mais de 2 mil vagas para exame preventivo em todas as UBS.

As interessadas em realizar o procedimento devem se dirigir ou entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua residência para consultar a disponibilidade de vagas.

Em sua página no site oficial da Prefeitura, a Semus disponibiliza uma lista com telefone e endereço de todas as UBS do município.

“O exame preventivo é uma das formas mais eficazes de prevenção do câncer de colo do útero, que é uma doença grave e pode levar à morte se não for tratada a tempo. Por isso, é fundamental que as mulheres realizem o exame, conforme recomendação médica”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.