Melhora índice de viagens cumpridas no transporte coletivo de Cachoeiro

Em agosto, o índice chegou a 93,73%, apontando um crescimento de 29,79%

A Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Cachoeiro de Itapemirim) identificou no último levantamento mensal realizado um crescimento de 29,79% no cumprimento das viagens do sistema de transporte coletivo municipal. O crescimento é referente ao comparativo entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, último mês referência.

De acordo com Vanderley Teodoro, diretor presidente da Agersa, a melhora tem como razão ações fiscalizatórias mais efetivas permitidas pelo monitoramento remoto, além do cumprimento do TAC (termo de ajuste de conduta) assinado no último mês de dezembro entre município e concessionária que definiu regras específicas a serem seguidas na operação do transporte coletivo.

“Antes da implantação do sistema de monitoramento não era possível confrontar os índices apresentados pela empresa. Em 2018, foram feitos os primeiros levantamentos. Em 2019, no mês de agosto, o índice chega a 93,73%, apontando um crescimento de 29,79%. De acordo com o regulamento da concessão, a concessionária tem que cumprir 90% das viagens programadas, ou seja, o índice atual apresenta satisfatório cumprimento”, explica Vanderley Teodoro.

Segundo o diretor presidente da Agersa, com a assinatura do TAC, as regras da concessão se tornaram mais rígidas, o que resultou no início em emissão de mais notificações e multas, condicionando, assim, o cumprimento dos termos pela concessionária. Ainda de acordo com Vanderley, atualmente o número desses autos é menor, indicando estabilidade no serviço prestado e, consequentemente, cumprimento do TAC acordado.

“O objetivo é que o índice de cumprimento de viagens fique cada vez mais próximo de 100%. É um índice fundamental na aferição da qualidade e eficiência do serviço prestado pela concessionária, pois atesta se as viagens e horários estão sendo cumpridos ou não, impactando diretamente na melhoria dos serviços prestados à população que utiliza o transporte público diariamente”, destaca.

Vale lembrar que a Agersa possui um canal direto com o usuário do transporte coletivo municipal por meio da ouvidoria. Em caso de supressão de horários, atrasos ou adiantamento de viagens – além de demais reclamações –, basta entrar em contato por meio dos telefones 0800 283 4048, (28) 3511-7077 e 99917-3262, ou pelo formulário online disponível em agersa.es.gov.br.