Membros do Conselho de Ciência e Tecnologia tomam posse

Órgão vai ajudar a formular e implementar a política municipal de desenvolvimento científico e tecnológico

O prefeito Carlos Casteglione deu posse nesta sexta-feira (31), no Palácio Bernardino Monteiro, aos membros do novo Conselho de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro, alterado recentemente pela Lei Municipal n.º 7235, de 17 de julho de 2015. O órgão deve assessorar a prefeitura na formulação e implementação da política municipal de desenvolvimento científico e tecnológico.

Definir e diagnosticar as necessidades e interesses na área, além de indicar diretrizes e prioridades; opinar na elaboração dos projetos de lei dos planos plurianuais, das diretrizes orçamentárias e dos orçamentos anuais em matérias relativas ao tema; e propor estudos e subsidiar a formulação de propostas destinadas a desenvolver o segmento são as principais competências do conselho.

O órgão tem composição paritária entre os representantes do poder público e da sociedade civil. É composto por 32 membros, sendo 16 titulares e igual número de suplentes, com comprovada experiência profissional na administração, implantação e execução de projetos e programas de desenvolvimento científico e tecnológico.

“Todos os representantes que aqui estão têm a missão de nos ajudar a pensar o melhor futuro para a nossa cidade, valorizando as empresas daqui, potencializando as iniciativas que já existem e criando caminhos para outras surgirem. Precisamos estar entusiasmados, porque vocês, que são pensadores e empreendedores, formam este importante conselho, que vai dialogar com todas as formas de desenvolvimento tendo como norte a sustentabilidade,” enfatizou Casteglione, durante a cerimônia de posse.

De acordo com o subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Gasparini, é pelo conselho que passa a criação de um sistema municipal do conhecimento e da inovação e o debate de como abrir as portas para Cachoeiro entrar no mundo da inovação.

“Vamos construir um espaço para que realmente as novas ideias possam florescer e gerar bons frutos em nossa cidade. A intenção é pensarmos uma estratégica municipal para a ciência, a tecnologia e a inovação com uma visão de longo prazo. Que seja uma construção conjunta da sociedade civil organizada que busca, de fato, pensar em ações duradouras, que superem ciclos políticos e descontinuidades dos programas das políticas públicas”, finalizou Gasparini.

Têm representação no órgão as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, de Agricultura e Abastecimento, de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Urbano, de Educação, de Fazenda, a Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci), as Instituições de Ensino Superior sediadas no município, as Instituições de Ensino Superior à Distância com polo no Município, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), o Sindicato das Empresas de Informática do Estado (Sindinfo), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer) – Regional Sul e o Sindicato Rural do município.