Primeiro centro comercial

Patrimônio de Cachoeiro, Mercado Municipal São João completa 100 anos

Em 2019, o prédio ganhou melhorias, como pintura da fachada
Foto: Márcia Leal/PMCI

Primeiro centro comercial de Cachoeiro e patrimônio histórico da cidade, o Mercado Municipal São João completa 100 anos nesta segunda-feira (22).

Inaugurado em 1921 e tombado em 1996, o espaço faz parte da história do desenvolvimento do município, tendo sido, por muitos anos, um ponto essencial para comercialização da produção agrícola local.

Atualmente, é possível encontrar no mercado produtos hortifrutigranjeiros, açougue, bares e barbearia. Localizado na rua Costa Pereira, Centro, o espaço também é palco para eventos e apresentações culturais.

Em 2019, o prédio ganhou uma revitalização, com nova pintura na fachada, reparo nas paredes e melhorias na área interna. Agora, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), responsável pelo espaço, planeja uma reforma completa – estrutural, hidráulica e elétrica.

O projeto prevê a criação de novos espaços, adequações de acessibilidade e melhorias no entorno, como a construção de estacionamento para os consumidores e comerciantes do local. Um dos objetivos é ampliar a ocupação espaços por produtores rurais, resgatando a vocação original do prédio.

“Este foi o primeiro mercado de Cachoeiro, extremamente importante para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Nosso intuito é revitalizar o espaço para que seja mais ocupado e frequentado. O projeto está em fase final e, assim que passar pela análise do Conselho Municipal de Cultura e os recursos para as obras forem liberados, vamos começar com a intervenção. Queremos resgatar as características originais do mercado e apoiar o produtor rural do nosso município”, frisa o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.

Inauguração do Mercado Municipal, em 1921