Valorização

Mês da Mulher: direitos, autoestima, saúde e empreendedorismo são temas de palestras

Atividades fazem parte da programação para celebrar o Dia da Mulher
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta terça-feira (8), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Cachoeiro realizou diversas palestras e rodas de conversa, com objetivo de levar informação e conscientização ao público feminino, abordando temas como saúde, empreendedorismo, autoestima, direitos, dentre outros.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu, em seu auditório, no bairro Coronel Borges, uma roda de conversa com psicólogas e representantes da Delegacia da Mulher, com foco na valorização e reconhecimento das conquistas dos direitos femininos a respeito da igualdade entre os gêneros.

Também na parte da manhã, o Centro Especializado de Referência em Assistência Social (Creas) realizou um encontro com mulheres acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). A ação contou com palestras sobre os temas “Trabalhando a Autoestima” e “Cuide-se”, criando um espaço de diálogo para estimular as participantes a conquistarem mais confiança e a cuidarem cada vez melhor de si mesmas.

As mulheres que participaram das atividades no Creas aprovaram a realização do encontro. “Eu gosto muito de participar, porque sempre tem novidades. É muito bom participar porque a gente dá e a gente recebe, ajuda. As pessoas, às vezes, não estão por dentro de determinado assunto e, a partir do encontro, passa a ficar mais alerta”, afirmou uma usuária do Paefi, que também destacou que ações como essas ajudam as mulheres a aprenderem mais.

Durante o evento “Cuidando Delas, que aconteceu na tarde desta terça-feira (8), na Praça de Fátima, as Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Desenvolvimento Econômico (Semdec) promoveram palestras voltadas às mulheres, que abrangeram temas como cuidados com a saúde – prevenção do câncer de colo uterino -, e empreendedorismo feminino.

Além disso, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) também participou da programação do Dia Internacional da Mulher, com uma palestra para as servidoras da pasta, com o tema “Mulheres Multifuncionais”, ministrada pela empresária Roberta dos Santos Viana.

Programação continua ao longo da semana

A programação especial da Prefeitura de Cachoeiro para o Mês da Mulher continua nesta quarta-feira (9), com uma palestra da coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Fayda Belo, sobre violência doméstica, que acontecerá na Câmara Municipal.

Na quinta-feira (10), o Creas realizará um novo encontro com as usuárias do Paefi, dessa vez com o tema “Direitos da Mulher”. Também estão previstas a realização de dinâmicas, sorteio de brindes e Coffee Break.

Fechando a programação da semana, na sexta-feira (11), a coordenadora de Igualdade Racial e Atenção a Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Cachoeiro, Marta Profeta, ministrará uma palestra que abordará como tema principal a valorização da mulher. O encontro acontecerá às 9h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Jardim Itapemirim.

Confira a programação completa do Mês da Mulher em www.cachoeiro.es.gov.br