Notícias

Diversas atividades

Mês da Mulher terá programação especial em Cachoeiro

Praça de Fátima receberá evento na próxima terça (8), com diversos serviços voltados para as mulheres
Foto: Divulgação/PMCI

O mês de março é marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira (8), data em que são pautados debates e reflexões sobre a histórica luta do público feminino em busca do reconhecimento de seus direitos.

Em alusão a esse importante dia, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio de suas secretarias municipais, preparou uma extensa e variada programação (confira abaixo), que irá abranger diversas atividades em áreas como saúde, bem-estar, entretenimento, segurança e empreendedorismo.

Durante todo o mês, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov) realizarão palestras e rodas de conversa com temas pertinentes às mulheres, com destaque para a melhoria na qualidade de vida e empoderamento feminino.

Além disso, também estão previstos eventos esportivos, organizados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), o que inclui mais uma edição da Corrida da Mulher, a ser realizada no dia 27 de março.

“A mulher é pauta prioritária no município de Cachoeiro o ano inteiro, mas, especialmente durante esse mês de março, vamos fomentar ainda mais o empoderamento, fortalecimento e acolhimento da mulher cachoeirense, de forma que ela tenha ainda mais segurança para ser líder de si mesma, ser dona de si. Nossa meta é fortalecer ainda mais as mulheres de Cachoeiro, em todas as áreas que elas necessitem de espaço, voz e amparo”, ressalta Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro.

Evento na Praça de Fátima terá diversos serviços para mulheres

No dia 8 de março, no Circo da Cultura, localizado na Praça de Fátima, das 13h às 19h, haverá a realização do evento “Cuidando Delas”, que contará com diversos atrativos para o público feminino, incluindo a presença de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizando serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra Covid-19, Hepatite B, antitetânica e DTPa para gestantes.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) também estará presente no evento, com a realização de palestras sobre empreendedorismo e disponibilizando serviços como o Cadastro de Artesão e Trabalhador Manual para emissão de carteirinha do SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, realização de Teste de Aptidão (Classificação dos Trabalhos) e Balcão de Empregos.

Além disso, a Semdes enviará servidores ao local para orientar as mulheres quanto aos serviços sociais desenvolvidos ou executados pela pasta, como o programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

Edições do Balcão de Empregos para mulheres

Ao longo do mês de março, a Semdec, em parceria com a Semdes, realizará edições do Balcão de Emprego em todos os sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados na sede e interior do município, com atendimento exclusivo ao público feminino, das 9h às 10h30. 

As mulheres contarão com serviços como cadastro de vagas, encaminhamento para o mercado de trabalho, emissão de Carteira de Trabalho Digital e orientações sobre o seguro desemprego.

A ação terá início no Cras do bairro Alto União (14 de março), que será realizado, em seguida, nas unidade de Itaóca (15 de março), Aeroporto (16 de março), Jardim Itapemirim (17 de março), Village da Luz (21), Burarama (22 de março) e Zumbi (23 de março).

No dia 19 de março, de 9h às 15h, no ginásio da escola municipal Padre Gino Zatelli, haverá uma edição especial do Balcão de Empregos, que além dos serviços tradicionalmente oferecidos pela ação, também contará com corte de cabelo; massagem facial; unha em gel; aferição de pressão e glicose e orientações sobre estética corporal. 

Confira a programação completa do Mês da Mulher

8 de março

– Circo da Cultura / Praça de Fátima – 13h – evento “Cuidando Delas”

– Circo da Cultura / Praça de Fátima 19h –  Dança Mix 

– Auditório da Secretaria Municipal de Educação/Canal da Seme no YouTube – 8h30 – Mesa redonda com temas pertinentes ao Dia Internacional da Mulher

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – 10h – Palestras com os temas “Trabalhando a Autoestima” e “Cuide-se”, dinâmica, sorteios de brindes e Coffee Break

– Edifício da Secretaria Municipal de Administração, 4º andar – 15h – Palestra da Escola do Servidor com a empresária Roberta dos Santos Viana

– Quadra de Areia do Amarelo – 19h – Temporada de Areia 1ª Etapa – Voleibol de areia feminino 

– Quadra de Areia do Amarelo – 19h – Temporada de Areia 1ª Etapa – Beach Tennis feminino 

9 de março

– Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – 12h – Palestra com a coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Fayda Belo, sobre violência doméstica 

10 de março

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – 10h – Palestras com o tema “direitos da mulher”

– Quadra de Areia do BNH de Cima – 19h – Temporada de Areia 1ª Etapa – Voleibol de areia feminino 

– Quadra de Areia do Amarelo – 19h – Temporada de Areia 1ª Etapa – Beach Tennis feminino 

11 de março

– Cras do Jardim Itapemirim – 9h – Palestra com a coordenadora de Igualdade Racial e Atenção a Comunidades Tradicionais, Marta Profeta, sobre o tema “valorização da mulher” 

14 de março

– Auditório da Secretaria Municipal de Educação – 8h30 – Encontro de agentes da saúde (Assinatura do Termo de Cooperação do Projeto Sinal Vermelho

– Sede da Frente Nacional de Combate Câncer (FNCC) – 14h – Palestra com nutricionista

– 19h – Live com a promotora de justiça Gabriela Manssur e com a Delegada Edilma Gonçalves

15 de março

– Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – Posse do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres

– Quadra de Areia do BNH de Cima – 19h – Temporada de Areia, partidas finais – Voleibol de areia feminino 

16 de março

– Quadra de Areia do BNH de Cima – 19h – Temporada de Areia, partidas finais – beach tennis feminino 

27 de março

– Corrida da Mulher, Concentração no bairro Aeroporto – 7h