Minha Casa, Minha Vida: 1.248 novas unidades são entregues em Cachoeiro

Além das chaves dos imóveis, os beneficiários receberam cronograma de mudança para as moradias

Uma verdadeira festa. Assim foi o clima da entrega das 1.248 unidades dos residenciais Otílio Roncete 1, 2 e 3, no bairro Gilson Carone, aos beneficiários do programa federal Minha Casa, Minha Vida, em Cachoeiro de Itapemirim.

A solenidade aconteceu nesta terça-feira (26), durante a manhã, e contou com a presença do prefeito Victor Coelho, do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, do governador Paulo Hartung e do presidente da Caixa, Nelson de Souza, dentre outras autoridades.

“Vocês, beneficiários, são os merecedores de toda esta comemoração. Que vocês possam conviver, aqui, em grande harmonia. Como este local se tornará praticamente um novo bairro, com quase cinco mil pessoas, vamos ampliar serviços importantes para atender aos novos moradores”, destacou, em sua fala, o prefeito Victor.

Baldy confessou ter se sentido privilegiado em participar da solenidade do Minha Casa, Minha Vida no município. “Parabenizo a cada uma das 1.248 famílias que agora recebem a chave das suas moradias, neste tão sonhado momento. Estou alegre em visitar Cachoeiro, uma terra que gerou tanta personalidade importante para o Brasil”, disse o ministro.

“Vocês agora estarão dentro de suas próprias casas. Levem, para dentro delas, solidariedade e compaixão”, aconselhou Hartung, em seu discurso.

O presidente da Caixa ressaltou o fato de a maioria dos beneficiários ser formada pelo público feminino. “Isso mostra a força e a responsabilidade das mulheres que exercem, hoje, as funções de chefes de família. Vocês estão de parabéns”, comentou Souza.

É o caso da artesã Rozenildes Pacheco, de 37 anos, que vai morar em uma das unidades recém-entregues. “Estou muito feliz. Depois das dificuldades que enfrentei, só tenho de agradecer a Deus por esta vitória maravilhosa, que recebo de presente exatamente no dia do aniversário de minha filha, uma princesa”, comemorou.

Um sentimento do qual compartilhou a auxiliar administrativa Fabyanne Freitas, de 39 anos, também contemplada pelo programa habitacional. “É a realização de um sonho que espero há cinco anos. Espero que nosso residencial seja uma referência”, frisou ela, que vai morar em um dos apartamentos com sua filha.

Além das chaves dos imóveis, os beneficiários receberam um manual do usuário e documento com cronograma de mudança estabelecido pela AB Construtora, responsável pelo empreendimento.

Ampliação de serviços da prefeitura

Conforme salientou, na solenidade, o prefeito de Cachoeiro, o município ampliará a oferta de serviços públicos na região, para garantir o atendimento às demandas desses novos moradores. Já partir da próxima semana, por exemplo, passa a funcionar a linha direta de transporte coletivo Otílio Roncete x Centro.

A unidade básica de saúde do Gilson Carone, que será a referência para o Otílio Roncete, passou a contar com mais uma equipe com médico, enfermeira e técnico de enfermagem. Além disso, os agentes comunitários de saúde já existentes foram redistribuídos para atender o aumento da demanda por saúde básica.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) está se reunindo com representantes de 19 unidades de ensino da região geoescolar que abrange o Otílio Roncete – incluindo escolas estaduais –, preparando-os para o aumento da demanda.

Nas escolas municipais Padre Gino Zatelli, localizada no próprio Gilson Carone, e Raul Sampaio Cocco, no Agostinho Simonato, haverá reforma e ampliação de salas. Está prevista, ainda, a construção de uma nova escola próxima ao conjunto habitacional.

Para as famílias que são acompanhadas por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a referência para atendimentos será o Centro de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim. Também está sendo avaliada a possibilidade de oferta de serviços nas áreas de esporte e meio ambiente.

Outro apoio oferecido pelo município, recentemente, se deu por meio do Procon de Cachoeiro, que atendeu beneficiários do Otílio Roncete com orientações sobre direitos do consumidor e questões relacionadas aos contratos firmados para aquisição das moradias.