Programação do Dia da Mulher

Moradoras do Zumbi participam de palestra sobre a mulher no mundo do trabalho

Atividade reuniu 25 moradoras atendidas pelo Cras do bairro
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na manhã desta terça-feira (9), mulheres que são atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Zumbi participaram de uma palestra que encerrou a programação especial do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura de Cachoeiro.

O evento, que contou com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes, foi realizado na igreja São José Operário e teve como tema “A trajetória da mulher ao longo da história no mundo do trabalho”. A palestrante foi Aline de Freitas Dias, graduada em história, pós-graduada em docência e mestra em história das relações públicas.

Foram 25 participantes, que puderam aprofundar saberes sobre assuntos importantes, como o empoderamento feminino, e conhecer a trajetória de mulheres que marcaram a história e a política.

Renata Porcino Silva, moradora do Zumbi que participou da atividade, aprovou a iniciativa. “Foi excelente, um momento riquíssimo! Me sinto privilegiada por essa oportunidade de aprendizado que me fez refletir sobre várias questões relevantes para minha vida profissional e pessoal. Experiência única que levarei para a vida”, avalia.

Com objetivo de se qualificar para o mercado de trabalho, Paula Soares também esteve presente na palestra. “Gostei demais dos conteúdos abordados e a palestrante nos motivou bastante. Espero que tenham outras palestras como essa, para ajudar nossa comunidade. Sou vendedora, mas, atualmente, estou desempregada. Busquei conhecimento para me ajudar na conquista de um emprego”, afirma.

“Com esta palestra, lembramos a importância da presença das mulheres em diversos ambientes profissionais e reforçamos a ideia de que elas podem ser o que quiserem. Contribuímos para a qualificação e experiência de cada uma que participou, e as homenageamos pela data tão especial e significativa”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), em parceria com o programa Qualificar-ES, do governo estadual.