Qualidade de vida

Moradores de 6 comunidades do interior celebram chegada de redes de água tratada

Anteriormente, abastecimento era feito com caminhões-pipa
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nas últimas semanas, água tratada começou a chegar às residências de moradores da região de Timbó, em Cachoeiro de Itapemirim. Isso se deve à conclusão das obras de extensão de 24 quilômetros de novas redes para comunidades do interior – contemplando, ainda, as localidades de Quilômetro Nove, Monte Líbano, Morro Grande, Tijuca (Retiro) e Alto Gironda.

O trabalho foi realizado pela concessionária dos serviços de água e esgoto, partir de investimento de R$ 3,3 milhões da Prefeitura de Cachoeiro. Cerca de 310 famílias que vivem em regiões com escassez hídrica estão sendo beneficiadas.

“Agora ficou bem mais fácil para lavar roupa, louça, tomar banho, não preciso me deslocar para buscar água. Fico muito feliz em abrir a torneira e receber uma água totalmente limpa e potável. Antes era muito difícil, a gente precisava usar água de poço, caminhão-pipa e chuva, passamos por muitas dificuldades. Agradeço demais o trabalho feito, melhorou nossas vidas”, comemora Ilma Santana Camargo, de 64 anos, moradora de Timbó desde 2014.

Antes da chegada das redes de água tratada, os moradores dessas regiões eram abastecidos por carros-pipa ou utilizavam mananciais locais.

“Eu carregava água do poço até minha casa para realizar minhas atividades diárias, era longe, o balde ficava pesado para carregar. As vezes os únicos locais disponíveis estavam enferrujados, então a dificuldade só foi aumentando, já fiquei muitos dias sem água. No natal, eu passei com água de chuva, porque o carro-pipa não conseguiu chegar. Agora, é felicidade pura, é tudo diferente. Maravilhoso demais ter água dentro de casa para fazer qualquer coisa, sem preocupação. Os moradores estão muito satisfeitos”, comenta Fabíola Dias dos Santos, de 55 anos, também moradora de Timbó.

Ligação com residências na região de Timbó ocorreu nas últimas semanas. Foto: Márcia Leal/PMCI

Ampliação

As obras de ampliação de rede água tratada tiveram início em setembro de 2019. O trabalho foi possibilitado através da incorporação dessas áreas ao contrato de concessão dos serviços de água e esgoto. Para isso, foi firmado o 11º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão.

Para a execução, a Prefeitura de Cachoeiro optou pela modalidade de subvenção para investimentos, que desonera o valor orçado pelo prestador de serviços, devido à não incidência de tributos sobre os custos das obras – resultando na redução do orçamento da obra à metade.

“Água é um bem essencial. Essas comunidades estão sendo radicalmente transformadas com a extensão dessas redes de água tratada, com ganhos enormes em termos de qualidade de vida e desenvolvimento. Conseguimos fazer um investimento de suma importância para o interior reduzindo custos”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Os moradores que ainda não tiveram seus imóveis ligados às novas redes de abastecimento devem procurar a BRK Ambiental, por meio de seus canais de atendimento.