Moradores do Zumbi iniciam aulas de empreendedorismo em projeto da prefeitura

Os alunos receberão apostilas doadas pelo Sebrae, um dos parceiros da iniciativa

Nesta quarta-feira (21), foi realizada na escola municipal Julieta Deps Tallon, no bairro Zumbi, a aula inaugural do curso gratuito de empreendedorismo que a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ofertará, por meio do projeto Bairro Empreendedor, a um total de 25 inscritos, como artesãos de crochê, fabricantes de salgados e de sorvetes, dentre outros empreendedores informais que vivem e atuam na região.

O instrutor será Leandro Mascarelo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), pasta responsável pela coordenação da iniciativa. As aulas vão acontecer na própria unidade de ensino, sempre no período da tarde, das 13h às 18h. Os alunos receberão apostilas doadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A conclusão do curso está prevista para o fim deste mês.

Além do Sebrae, o Bairro Empreendedor, de caráter permanente, contará com diversos parceiros. O projeto pretende abranger, gradativamente, todos os bairros de Cachoeiro, especialmente aqueles com maior vulnerabilidade social, a exemplo do Zumbi, escolhido para a fase-piloto.

A iniciativa traz uma série de objetivos, como minimizar os efeitos do desemprego, fomentar o empreendedorismo nos bairros, com a oferta de um conjunto de políticas sociais e econômicas integradas: qualificação profissional, intermediação de mão de obra, microcrédito para pequenos empreendedores, assessoria e fomento ao cooperativismo, além do incentivo à economia solidária.

“Com isso, pretendemos estimular o crescimento comercial e aproximação da prefeitura com as comunidades, formando mão de obra qualificada e, também, disponibilizando assessoria às micro e pequenas empresas. Assim, consequentemente, serão criados novos pontos de trabalho, que vão gerar mais emprego e renda nas regiões contempladas”, explicou Felipe Macedo, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.