Mostra escolar apresenta telas com versões de pontos turísticos

Trabalhos podem ser conferidos no Museu Ferroviário, até o dia 30 deste mês

Mais uma vez, o Museu Ferroviário Domingos Lage, em Cachoeiro, abre espaço para estudantes mostrarem, por meio da arte, o que estão aprendendo sobre o patrimônio histórico local. A partir desta quinta-feira (8), o centro cultural vai expor telas pintadas por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Oscar Montenegro Filho, retratando pontos turísticos e culturais da cidade. A abertura da mostra será às 8h.

Pelas mãos dos pequenos, a Ponte de Ferro, a Matriz Velha, o Itabira, o próprio Museu Ferroviário e outros monumentos ganharam releituras marcadas pela policromia ou riqueza de cores.

A intenção do projeto é transmitir às crianças, desde cedo, a história de Cachoeiro, por meio dos seus pontos mais conhecidos e importantes, estimular a valorização cultural e patrimonial, além de despertar o lado artístico dos alunos, permitindo que eles retratem, de modo pessoal, o conhecimento adquirido sobre o município.

“Em aulas de arte, as crianças estudaram sobre os pontos turísticos e culturais da cidade fazendo um elo com o estudo das cores e suas tonalidades. Em roda de conversa, disseram que gostam muito de cores fluorescentes, pois são mais fortes e vibrantes, e foram convidados a imaginar imagens de Cachoeiro utilizando suas cores preferidas, de forma lúdica, com pinturas em telas e em tecidos, para a criação de uma colcha de retalhos”, explica a professora Daniella de Castro Rodrigues.

“Desejamos que nossas crianças criem o sentimento de pertencimento. Que elas percebam que são e fazem parte da história de Cachoeiro. Ficamos felizes de ver que eles estão entendendo isso, pela forma como os trabalhos ficaram tão lindos”, disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“É imprescindível que nossas crianças e jovens sejam ensinados a conhecer a história e as belezas de Cachoeiro. A Educação Patrimonial é uma das mais importantes estratégias de uma cidade, pois só cuida, só investe, quem conhece e, quem aprende a amar. Por isso, projetos como esses, com certeza, trarão resultados muito positivos para o nosso município”, avalia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O Museu Ferroviário Domingos Lage fica na rua Coronel Francisco Braga, Centro, e a mostra “Releitura dos pontos turísticos e culturais de Cachoeiro de Itapemirim em policromia” pode ser visitada até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.