Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social terá projetos de Cachoeiro

Uma das práticas é a orientação para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho

A prefeitura de Cachoeiro terá destaque na I Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Espírito Santo, que será realizada no dia 30 deste mês, em Vitória.

Duas práticas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) foram selecionadas em edital da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) para o evento, que visa identificar e disseminar ações bem-sucedidas que contribuam para a modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no estado.

As práticas cachoeirenses escolhidas – entre 18 classificadas – são “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Juntos fazendo a diferença!”, na categoria Serviços e Benefícios Assistenciais e Programas, e “Acessuas Trabalho – Esse mundo também é seu!”, na categoria Benefícios.

A primeira é um serviço de Proteção Social Básica ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paifi). Realiza atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Já o Acessuas promove oficinas profissionalizantes e atividades de orientação para inserção no mercado de trabalho, para jovens e adultos de 14  a 59 anos de idade usuários de serviços sociais.

“Ficamos muito felizes, pois é uma forma de mostrar o nosso trabalho e ter o reconhecimento de uma boa prática que utilizamos. Esperamos que possam se multiplicar para que outros municípios apliquem também”, disse Mariani Silva, gerente de Proteção Social Básica da Semdes.

Após a apresentação, as práticas serão incorporadas ao acervo do Observatório Estadual do Sistema Único de Assistência Social do Estado.

“É uma alegria para nosso município ter trabalhos da assistência social reconhecidos. Isso é resultado de muita dedicação, trabalho sério e comprometimento da nossa equipe”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.