Moto fumacê passa por 11 bairros de Cachoeiro

A ação acontece nos bairros nesta quinta-feira (25), entre 17h e 21h

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), continua o ciclo de combate ao mosquito Aedes aegypti no município com o uso de moto fumacê. Nesta quinta-feira (25), o serviço atendeu 11 locais.

Os bairros atendidos foram Vila Rica, Teixeira Leite, Santa Helena, União, Recanto, Abelardo Machado, Aeroporto, Novo Parque, Ibitiquara, Jardim Itapemirim e IBC. A ação é realizada sempre das 17h às 21h.

O objetivo é intensificar o trabalho de diminuição da circulação do mosquito, que é transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Ele é alvo de ações permanentes de combate conduzidas pela Semus, uma vez que se reproduz em qualquer época do ano e em água parada suja ou limpa.

“As equipes têm atuado constantemente no combate ao mosquito. No cronograma, a Vigilância Ambiental prioriza os locais com maior índice de infestação. É sempre importante ressaltar que o combate é um trabalho conjunto entre poder público e moradores. A população precisa se conscientizar sobre seu papel e não descartar indevidamente recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Mutirão Sábado

Neste sábado (27), os bairros Boa Vista e Aeroporto receberão um mutirão de combate ao Aedes aegypti. A ação é organizada pela Comunidade Católica do Aeroporto e contará com o apoio da Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Voluntários da comunidade, agentes de edemias, e a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) se reunirão em frente à Igreja São Sebastião, no Aeroporto, a partir das 7h30. Em seguida, percorrerão os bairros distribuindo material de cunho educativo e de prevenção.

De acordo com a Semus, o objetivo é a conscientização da população sobre medidas preventivas que podem evitar a proliferação do mosquito, como: eliminar pneus sem uso, lixo e outros objetos que podem acumular água; verificar regularmente vasos de planta; cobrir corretamente as caixas d’água; e fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária, pelo menos, duas vezes por semana.

Campanha

A prefeitura tem promovido uma ampla campanha de alerta à população para a importância das medidas de prevenção. Em maio, o município realizou um Dia D de combate ao mosquito, que passou por 12 localidades que apresentaram maiores notificações da enfermidade transmitida pelo Aedes aegypti. Foram recolhidas quase 100 toneladas lixo e entulho nos bairros visitados, e 26 imóveis foram notificados.