Motociclistas ganham faixa de retenção prioritária no centro

O primeiro trecho contemplado fica em frente à agência dos Correios

Desde a manhã desta quarta-feira (5), motoristas e motociclistas estão recebendo orientações da prefeitura sobre uma novidade no centro de Cachoeiro: a faixa de retenção exclusiva para motos, próxima aos semáforos.

O primeiro trecho contemplado fica em frente à agência dos Correios, na praça Jerônimo Monteiro, onde as marcações na pista tiveram início na segunda-feira (3). Agora, as equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) farão a pintura nas ruas Capitão Deslandes e Ruy Barbosa e na ponte Carin Tanure.

A previsão é de que bairros adjacentes também recebam a novidade em breve, nos semáforos das vias de maior movimento, como avenidas Aristides Campos, Lacerda de Aguiar e Jones dos Santos Neves.

De acordo com a Subsecretaria de Trânsito, o objetivo das novas faixas é criar um espaço para concentrar as motos que aguardam a abertura do semáforo, evitando que elas permaneçam no corredor entre as filas. Os carros, portanto, devem fazer a parada atrás dessa nova área.

Previsto na legislação federal após resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esse tipo de sinalização vem sendo gradativamente implantada na área urbana de diversas cidades. Cada faixa de rolamento dentro da área exclusiva recebe a gravura alusiva a motocicletas.

“Estamos nos inspirando em boas iniciativas para humanizar e levar mais organização ao fluxo de veículos e pedestres. As novas faixas dão também agilidade ao trânsito, mas com destaque à segurança dos usuários. Lidamos com uma engrenagem, que precisa de ajustes em locais pontuais que vão influenciar também em outros trechos”, avalia o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes.

Melhor visualização e acessibilidade

Paralelamente, toda a sinalização horizontal é revitalizada nos trechos visitados pelas equipes, com reforço para reacender pinturas mais antigas. Há também acréscimo de vaga de estacionamento para veículos conduzidos por cadeirante.

Outra novidade é uma pintura anexa à faixa de pedestres, indicando qual lado deve ser priorizado para início da travessia. A seta na pista, sempre na lateral direita de quem sai da calçada, ajuda a organizar o fluxo.

Assim que estiver pronta nas quatro vias daquela área central, a atual leva de serviços avança pela avenida Beira Rio, para contornar o novo trevo que dá acesso à ponte Guadalajara e voltar pela rua Bernardo Horta.