Museu de Ciência e Tecnologia atrai visitantes de fora do ES

Espaço já é referência para cidades da região sul capixaba

Recentemente, o Museu de Ciências e Tecnologia de Cachoeiro, localizado no bairro Coronel Borges, recebeu a visita de um grupo de alunos do estado do Rio de Janeiro, atraído pela possibilidade de aprender, de forma lúdica, sobre conteúdos relacionados às áreas de Ciência e de Física.

Acompanhados dos professores, os 28 estudantes do Colégio Estadual Ana Nunes Viana, da cidade fluminense de São Francisco de Itabapoana, se divertiram com os mais de 20 equipamentos interativos do museu, que já é referência para a região sul capixaba.

Entre as atrações estão o ‘gyrotec’, que simula a ausência de gravidade, o ‘fogão solar’, a ‘sombra congelada’, o ‘buraco negro’, o ‘teste de nervos’ e a ‘pilha humana’. Para otimizar o aprendizado, as visitas são monitoradas por profissionais preparados para receber grupos, que explicam e tiram dúvidas sobre o funcionamento dos atrativos, tornando o momento mais enriquecedor.

“A interatividade permite aos alunos aliar teoria e prática. E as abordagens proporcionadas pelas visitas despertam neles novos olhares para os conteúdos lecionados na escola, reforçando o aprendizado. A visita de um grupo de outro estado mostra que o museu tem cumprido sua função e que o trabalho que estamos realizando tem alcançado notoriedade para além das ‘fronteiras’ capixabas”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Além de instituições de ensino de Cachoeiro, da região sul capixaba e de outros estados, grupos da terceira idade e de pessoas interessadas em conhecer o museu podem agendar visitas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), responsável pelo espaço.

O museu fica localizado à rua Moreira, 317, Coronel Borges e o agendamento pode ser feito pelo telefone (28) 3155-5243 ou pelo e-mail semdec.gabinete@cachoeiro.es.gov.br. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira.