Notícias

Aprendizado lúdico

Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro reabre agendamento para visitas

Estudantes da rede estadual visitaram o local na última quinta-feira (5)
Foto: Divulgação/PMCI

O Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro reabriu os agendamentos para visitas às suas instalações. Com entrada gratuita, o local oferece diversas atrações educativas que chamam a atenção de crianças e adultos.

Na última quinta-feira (5), aconteceu a primeira visita ao local, após dois anos de atividades suspensas em virtude da pandemia de Covid-19. Os visitantes foram alunos da Escola Estadual Francisco Coelho Ávila Júnior.

No Museu, os estudantes puderam conferir os mais de 20 equipamentos disponíveis que auxiliam, de forma lúdica, o aprendizado de conteúdos relacionados às áreas de ciência e física. Entre as atrações de maior sucesso, estão o fogão solar, sombra congelada, buraco negro, teste de nervos e pilha humana.

Para otimizar o aprendizado, as visitas são monitoradas por profissionais preparados para receber grupos, que orientam e respondem dúvidas sobre o funcionamento das atrações, tornando o momento ainda mais enriquecedor para os alunos.

“O Museu, por meio dos instrumentos, oportuniza aos estudantes aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática. Isso fomenta a curiosidade dos alunos, tornando o processo de ensino aprendizagem mais prazeroso, com ênfase na disciplina eletiva”, comenta Luiz Filipe Mardegan, um dos professores que acompanharam doze alunos durante a visitação. 

O local, que fica na rua Moreira, bairro Coronel Borges (ao lado do Supermercado Sempre Tem), é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e recebe, principalmente, estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Cachoeiro e municípios vizinhos. 

“É uma grande oportunidade para que eles possam estar imersos em um contexto no qual os conteúdos lecionados na escola se fazem presentes, sendo um marco no processo de transformação de aprendizagem na vida de cada aluno”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli. 

Entre os anos de 2017 e 2019, antes do fechamento do Museu, em razão da Pandemia de Covid-19, o local recebeu 2.731 visitações. 

Agende uma visita! 

As visitas ao Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro podem ser agendadas pelo telefone: (28) 3155-5737 – de segunda a sexta, das 9h às 18h ou pelo e-mail semde.museu@cachoeiro.es.gov.br