Notícias

Museu de Ciência e Tecnologia é espaço para aulas práticas

Espaço recebe alunos de escolas do município e região

O Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro está se tornando referência para escolas do município e região quando o assunto é o ensino de conteúdos da área de ciências. É que no local está instalada a Praça da Ciência, que pode ser usada para aulas práticas sobre o tema.

O espaço reúne uma série de equipamentos interativos que ajudam os estudantes a entenderem melhor e de forma lúdica diversos fenômenos naturais. Por isso, tem recebido pedidos de agendamento das unidades de ensino.

“Escolas de todas as redes visitam o museu. Aqui, elas apresentam aos alunos uma forma alternativa e mais interessante de conhecer assuntos que são repassados em sala de aula. As unidades podem, inclusive, colocar a visita no planejamento de ensino”, avalia a monitora Lidiane Menegussi.

Entre os aparelhos que aguçam a curiosidade dos estudantes estão o fogão solar, que possibilita o cozimento sem prejudicar o meio ambiente e com custo zero, a antena parabólica que emite som à distância e permite a comunicação, o elevador humano e tubos sonoros, que emitem notas musicais.

Para o subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Gasparini, o Museu funciona como um canal de difusão do conhecimento, por meio de experimentos que despertam o gosto pelas ciências e tornam os visitantes protagonistas de seu próprio aprendizado.

“A cientista, o empresário inovador, a brilhante engenheira, o grande professor do futuro estão aqui, na minha frente, tendo contato com a ciência de forma concreta e interessante, despertando uma paixão que pode transformar a vida dos meninos e meninas de Cachoeiro e municípios vizinhos”, destaca.

Escolas e grupos de pessoas interessados em visitar o Museu, que fica no bairro Independência (Rua Moreira, 283), podem agendar pelos telefones (28) 3155-5365 ou 5243. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.