Até sexta-feira (27)

Museu Ferroviário recebe exposição e feira de artesanato durante a Bienal Rubem Braga

Público pode conferir as atrações no local das 9h às 17h
Foto: Divulgação/PMCI

O Museu Ferroviário Domingos Lage está recebendo duas atrações da 8ª Bienal Rubem Braga, que está sendo realizada pela Prefeitura de Cachoeiro, de 23 a 29 de maio.

No espaço cultural, que fica no Centro, entre a Linha Vermelha e a rua Coronel Francisco Braga, o público poderá conferir, até a próxima sexta-feira (27), das 9h às 17h, uma feira de artesanato especial, em que estão expostos diversos produtos como bonecas de crochê de personagens famosos da literatura (amigurumi); agendas e cadernos; tapetes; acessórios de beleza e objetos de decoração em geral.

Os expositores, selecionados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro, mostraram estar animados em participar da programação do evento, expondo suas produções durante a feira.

“Estou muito contente em expor e comercializar meus produtos durante a feira da Bienal. Todas as peças produzidas são exclusivas, nenhuma é igual a outra. São sempre feitas com muito carinho”, comenta a trabalhadora manual, Vânia Rodrigues, que produz tapetes utilizando material de reaproveitamento de tecidos de fábricas e costureiras na criação de peças únicas.

A vendedora Luciana Pizetta, que trabalha no comércio do centro de Cachoeiro, aproveitou o tempo disponível antes do início de seu expediente para conferir a feira da Bienal no Museu Ferroviário.

“Tudo muito bonito, feito com capricho. Estou encantada com a variedade de produtos, ainda mais aqui, no centro da cidade. Isso torna mais fácil para nós, trabalhadores, vir prestigiar e comprar”, destaca.

Além da feira de artesanato, os visitantes também podem conferir a exposição “Acervo: crônicas de uma ferrovia”, com a exibição de frases de escritores famosos e crônicas de ex-ferroviários, antigos trabalhadores do local que, agregados ao acervo permanente do Museu Ferroviário, formam um ambiente que remonta um pedaço da história de Cachoeiro.

“É um ambiente que nos traz memórias de outros tempos, de muitas boas recordações. Tudo fica ainda mais bonito com essas frases lindas nas paredes do museu”, comenta a professora aposentada Maria Therezinha Simão, que esteve presente na antiga Estação Ferroviária para conferir os atrativos da Bienal.

“O Museu Ferroviário, assim como outros centros culturais que estão recebendo atividades da Bienal, representam uma parte importante da história de Rubem Braga com Cachoeiro. Uma relação de amor, eternizada em sua obra. Convidamos todos a prestigiarem as exposições, que exaltam o legado de nosso grande cronista”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Programação da Bienal Rubem Braga

Além das atrações no Museu Ferroviário Domingos Lage, a programação da 8ª Bienal Rubem Braga conta com exposições na Casa dos Braga, na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva e um city tour em homenagem ao escritor.

O evento tem, ainda, atividades presenciais em escolas e atrações on-line, como as mesas de lançamento de livros e de debates literários, com a participação de escritores renomados. Confira a programação completa do evento no site www.cachoeiro.es.gov.br.