Escola Zilma Coelho Pinto

Mutirão de atendimentos do IPTU seguirá até novembro

Atendimentos ocorrem de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 20h; são 144 senhas diárias
Foto: Márcia Leal/PMCI

O mutirão para atender contribuintes a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021, em Cachoeiro, seguirá ocorrendo até 16 de novembro. Os atendimentos são realizados na quadra da escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga campanha), no bairro Ferroviários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados).

Todos os protocolos sanitários referentes ao combate à Covid-19 estão sendo seguidos, incluindo higienização na entrada, aferição de temperatura e distanciamento entre os assentos.

Para atender o público, são distribuídas 144 senhas por dia. Quem já realizou o agendamento pela internet, com data marcada entre 4 de outubro e 16 de novembro, será atendido no local – poderá comparecer no horário e data marcados ou buscar atendimento por senha. Quem já está agendado, para depois de 16 novembro, também pode buscar atendimento no mutirão por demanda espontânea.

O agendamento on-line para atendimentos relacionados ao IPTU foi suspenso, no último dia 27 de setembro, e o sistema passa por manutenção pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Descontos do IPTU 2021

Quem pagar o IPTU 2021 à vista terá 10% de desconto pela pontualidade (para os novos imóveis cadastrados, o desconto é de 30%), mais 90% de desconto na diferença de valor entre 2020 e 2021 (em razão do recadastramento), além de 10%, na Taxa de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TCDRS). Para os que optarem pelo parcelamento, o desconto é de 85% na diferença de valor em razão do recadastramento.

Além disso, todos os contribuintes que pagarem o imposto em dia garantirão, automaticamente, 20% de desconto no valor do IPTU de 2022.

No caso de um contribuinte ter o pedido de revisão atendido após o pagamento, poderá pedir a restituição do valor pago a mais ou optar pela dedução do valor no IPTU do ano que vem. Saiba se você tem direito aos descontos no IPTU 2021.

Fazenda Digital Cachoeiro

No início de agosto, a Prefeitura de Cachoeiro disponibilizou o aplicativo de celular Fazenda Digital Cachoeiro, que pode ser baixado gratuitamente. A ferramenta, desenvolvida pela empresa responsável pelo recadastramento imobiliário no município, permite ao contribuinte solicitar a revisão do valor do IPTU de 2021 sem necessitar de se deslocar até a Semfa.

Confira o vídeo explicativo sobre o funcionamento do aplicativo.

Vacinação durante o mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro está realizando vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe durante o mutirão do IPTU, sempre na parte da manhã.

Contra a Covid-19, podem se vacinar todos os grupos já contemplados na campanha, incluindo pessoas a partir de 12 anos que precisam tomar a primeira ou segunda dose, bem como idosos a partir de 60 anos e imunossuprimidos que precisam tomar a terceira dose (ou dose de reforço). Já a vacina contra a gripe é direcionada a todas as pessoas acima de seis meses de vida.

Na hora de se vacinar, é importante ter em mãos documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. Adolescentes de 12 a 17 anos têm de estar acompanhados por um adulto.