No fim de semana

Mutirão de vacinação contra Covid-19 aplicou 1,9 mil doses em Cachoeiro

Ação foi realizada em unidades de saúde, supermercados e na Policlínica Municipal
Foto: Dilvulgação/PMCI

O mutirão de vacinação contra Covid-19, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro sexta-feira (11) e sábado (12), resultou na aplicação de 1.908 doses do imunizante. Desse total, 611 são referentes à vacinação pediátrica.

Com isso, houve um incremento de 11% na cobertura vacinal da faixa etária de 5 a 11 anos, que, hoje, está na marca de 28% desse público vacinado com a primeira dose.

Na sexta, primeiro dia da ação, todas as unidades Básicas de Saúde (UBS) do município que possuem sala de vacinação funcionaram em horário estendido, das 8h às 19h, para realizar a aplicação da vacina.

Já no sábado, Dia D do mutirão, as ações foram concentradas nas UBS dos bairros Aquidaban, Vila Rica, Village da Luz, Jardim Itapemirim, Zumbi, Amaral, Aeroporto, Paraíso, Alto União, BNH de Cima e Gilson Carone e, também, a Policlínica Municipal “Bolivar de Abreu”. No interior, ocorreu em todas as UBS. Também houve pontos de vacinação nos supermercados Perim Center (Caiçara) e Sempre Tem (Coronel Borges).

“Durante os dois dias de ações do mutirão, tivemos uma proporção significativa de crianças que receberam o imunizante. Esse público, atualmente, é o que possui a menor cobertura vacinal no município. Por isso, seguiremos com estratégias diversificadas, com o objetivo de ampliar os índices de vacinação na região, para manter a população protegida contra a Covid-19”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Região Central Sul se aproxima do Risco Muito Baixo

A Microrregião Central Sul, da qual Cachoeiro de Itapemirim faz parte, se aproxima da classificação muito baixo (azul) no mapa estadual de risco da Covid-19. Para isso, é necessário que, juntas, as cidades que compõem a microrregião atinjam metas estabelecidas para a vacinação.

Atualmente, para alcançar a classificação azul, 1,2% dos adolescentes e 3,75% dos idosos ainda precisam tomar, respectivamente, a primeira aplicação e a dose de reforço. Em ambos os casos, é exigida a meta de 90% de cobertura vacinal.

No risco muito baixo, as medidas aplicadas às demais classificações de risco (extremo, alto, moderado, baixo) serão extintas. Com isso, não haverá mais necessidade de aplicação das medidas restritivas em sua quase totalidade.

Sorteio de smartphones estimula vacinação

Como forma de estimular a imunização para o atingimento das metas estabelecidas, a Prefeitura de Cachoeiro realiza, na próxima sexta-feira (18), um sorteio de três smartphones para os moradores que estiverem com o esquema vacinal contra a Covid-19 em dia. Serão contabilizadas as vacinas aplicadas até esta terça-feira (15).

Poderão participar: adolescentes de 12 a 17 anos que tomarem a primeira ou segunda dose; adultos de 18 a 59 anos que tomarem a dose de reforço – disponível após quatro meses do recebimento da segunda dose – e pessoas de 60 anos ou mais que tomarem a terceira dose (reforço), disponível, para este público, três meses após a segunda aplicação.