Segue até 16 de novembro

Mutirão do IPTU já realizou atendimentos para mais de 1 mil imóveis

Média diária de atendimentos da Secretaria Municipal de Fazenda aumentou 375%
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro realiza, até 16 de novembro, na escola municipal Zilma Coelho Pinto, um mutirão de atendimentos para pessoas que desejam pedir revisão do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021. Somente na primeira semana (4 a 8 de outubro), foram realizados atendimentos a contribuintes para um total de 1.039 inscrições imobiliárias.

Alguns contribuintes procuraram atendimento para mais de uma inscrição imobiliária. Do total de atendimentos, 283 boletos de inscrições imobiliárias foram reprocessados em razão de erros de recadastramento, sendo que, desde 7 de junho, tiveram de ser reprocessados os boletos de apenas 1,45% do total de imóveis cadastrados no município (105.544).

Os atendimentos do mutirão ocorrem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h. A Semfa ampliou, em 375%, a média de atendimentos diários – de 44 para 209. No mutirão, são distribuídas 144 senhas diárias e também ocorrem os atendimentos a pessoas que já haviam agendado pelo site da Prefeitura de Cachoeiro, bem como a contribuintes que aguardam para serem atendidos após os 144 que pegam as senhas.

No caso de quem realizou o agendamento pela internet, com data marcada entre 4 de outubro e 16 de novembro, está sendo atendido no horário e data marcados. Quem está agendado para depois de 16 novembro, também pode buscar atendimento no mutirão por demanda espontânea.

Pagamento do IPTU em dia

O prazo de pagamento da primeira parcela ou cota única do IPTU vence nesta sexta-feira (15). Mesmo a quem ainda não conseguiu o atendimento para revisão, é indicado que pague o imposto em dia para garantir os descontos.

No caso de um contribuinte ter o pedido de revisão atendido após o pagamento, poderá pedir a restituição do valor pago a mais ou optar pela dedução do valor no IPTU do ano que vem. Se não for feito o pagamento na data correta, perderá o direito aos descontos e estará sujeito à multa e a juros, em caso de não atendimento do pedido de revisão. Saiba se você tem direito aos descontos no IPTU 2021.

“Nossa equipe está atendendo todas as pessoas que nos procuram. É importante que o contribuinte tenha bastante consciência ao buscar o atendimento – o mutirão não é para renegociação de pagamento e, sim, para atender quem deseja revisão do valor. Além disso, é fundamental o pagamento em dia do imposto para garantir os descontos”, destaca o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes.

Fazenda Digital Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro também disponibilizou o aplicativo de celular Fazenda Digital Cachoeiro, que pode ser baixado gratuitamente. A ferramenta, desenvolvida pela empresa responsável pelo recadastramento imobiliário no município, permite ao contribuinte solicitar a revisão do valor do IPTU de 2021 sem necessitar de atendimento presencial. Confira o vídeo explicativo sobre o funcionamento do aplicativo.