Campanha de imunização

Mutirão em centros de compras facilita acesso à vacina contra a Covid-19

Postos de vacinação foram colocados no Shopping Cachoeiro e no Perim Center
Foto: Márcia Leal/PMCI

Um novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro nesta quinta (30) e sexta-feira (1). Postos de vacinação foram montados no Shopping Cachoeiro, no Centro, e no Perim Center, no bairro Caiçara – que, por serem locais grande movimentação, facilitaram o acesso às doses.

Uma das primeiras a receber atendimento, Sodéle Onofre, que trabalha no distrito de Conduru, esteve no Perim Center e disse que aproveitou a oportunidade para tomar a segunda dose (D2); ela ainda elogiou o andamento da vacinação em Cachoeiro.

“Para pessoas que, como eu, trabalha em locais mais distantes e não tem um horário mais flexível, esse tipo de ação é excelente. Me sinto muito mais segura, agora com a segunda dose; Cachoeiro tem avançado muito na vacinação, o que é importante para que possamos voltar a ter uma rotina mais tranquila”, reforça.

“Eu trabalho aqui e, para mim, esse tipo de ação facilita muito, principalmente para quem trabalha em horário comercial e muitas vezes não pode sair ou trabalha longe dos locais onde, geralmente, vacinam. Eu aproveitei e coloquei meu esquema de vacina em dia”, completa Eduardo Santos.

“Cachoeiro tem trabalhado muito para alcançar toda a população com a vacinação. Temos feito ações que visam o alcance de todos e, apesar de estarmos avançando bem, ainda tem muitas pessoas que não estão imunizadas; por isso, pedimos que venham aos postos de vacinação”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinação continua

A vacinação continua ocorrendo rotineiramente, nas unidades básicas e na Policlínica Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Podem se vacinar pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço, desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de cinco meses; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas). Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. Adolescentes de 12 a 17 anos têm de estar acompanhados por um adulto.