Mutirão retirou 4 mil toneladas de entulho da enchente em Cachoeiro

Limpeza pós-enchente continua; canteiros terão recomposição paisagística
Foto: Divulgação/PMCI

A realização do mutirão de limpeza pós-enchente em Cachoeiro de Itapemirim, no último sábado (1º), resultou na retirada de 4 mil toneladas de entulho. Já são 10 mil toneladas de entulho retiradas do município, somando-se com o que havia sido coletado durante a semana. O levantamento foi finalizado em reunião interna de balanço do mutirão, realizada nesta segunda-feira (3).

As ações aconteceram em vias e locais públicos de cerca de dez bairros da sede do município, além do distrito de Pacotuba e do agir pontual nos distritos de Conduru e Coutinho. O trabalho envolveu, aproximadamente, 600 pessoas, entre servidores, voluntários e funcionários da empresa responsável pela coleta de lixo vindos da Grande Vitória. Cerca de 70 máquinas foram utilizadas, incluindo carros-pipa, pás carregadeira e caminhões caçamba.

Para a plena realização das atividades, diversas vias foram bloqueadas para trânsito ao longo do dia, conforme planejamento estabelecido antes do mutirão, e informado à população por meio de carros de som e faixas, além de publicações no site e mídias sociais da prefeitura. Devido a isso, não foram registrados pontos de grande congestionamento na cidade.

Os serviços de limpeza tiveram de ser estendidos para além do horário de término, inicialmente, previsto (17h). O trabalho foi feito até a noite por funcionários da empresa de coleta de lixo e por servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), sem ocasionar mais interrupções no trânsito.

“O resultado do mutirão foi muito positivo. A gestão buscou agir com planejamento e rapidez desde os primeiros dias pós-enchente. O mutirão foi executado sem causar maiores prejuízos ao trânsito e à mobilidade. Quero agradecer ao cachoeirense, que entendeu e acatou nosso pedido de evitar o centro naquele dia, bem como a todos que trabalharam para que a ação fosse um sucesso”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Limpeza continua

Mesmo com o mutirão, as ações de limpeza pós-enchente no município continuam. O cronograma dos próximos dias prevê ações adicionais em locais dos bairros Arariguaba, Álvares Tavares, Baiminas, Centro, Guandu e no distrito de Pacotuba.

Posteriormente, a equipe de Parques e Jardins da Semsur fará a recomposição paisagística de canteiros destruídos pela enchente.