Noite de homenagens em Cachoeiro é marcada por emoção

Parte da festa da cidade, evento foi realizado no Teatro Rubem Braga, nesta terça (25)

Os olhares de quem acompanhou a Noite de Homenagens realizada no Teatro Municipal Rubem Braga, nesta terça-feira (25), revelavam emoção.

No evento, que faz parte da programação da Festa de Cachoeiro, foram entregues as comendas Newton Braga e Rubem Braga a artistas, intelectuais, figuras públicas e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município.

Os momentos foram entremeados por apresentações da Orquestra de Câmara Tocando em Frente, do projeto Casa Verde, e por declamações de crônicas e poesias de Newton Braga e outros autores, por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

“Esta é uma das maiores emoções que pude experimentar em minha vida. É uma grande honra ser agraciado em minha cidade, na presença dos meus queridos. Em nome de todos os homenageados, agradeço à organização deste evento”, disse Magno Santos, que recebeu a comenda Rubem Braga no grau de cavaleiro. Residente em Vitória, ele é, atualmente, supervisor de rádios da Rede Tribuna.

Quem também se tornou comendador foi Hermogênio Lucas Filho, o popular “Neném Doido”. Ao subir ao palco, acompanhado de sua família, ele foi longamente aplaudido de pé pela plateia.

A comoção ainda se deu, e de modo mais acentuado, por conta das homenagens póstumas dedicadas a personagens que colaboraram com o progresso do município, em diversos ramos. Elas estavam representadas, ali, por familiares.

“É de extrema importância esse reconhecimento àqueles que deixaram sua digital em Cachoeiro, para que as novas gerações, ao conhecerem nossa história, tenham sentimentos de amor e de pertencimento por nossa terra natal”, destacou o músico Fábio Coelho, cujo bisavô Maurílio Coelho, fundador da centenária fábrica de pios, esteve entre as 107 pessoas condecoradas com o título de Cachoeirense In Memoriam, criado neste ano.

O prefeito Victor Coelho ressaltou que o evento reforçou o objetivo de Newton Braga, ao valorizar os cachoeirenses. “Esta noite foi mágica. Ficará guardada no coração de todos que vieram prestigiá-la. Quero agradecer, de maneira especial, às famílias que representaram as personalidades lembradas por meio dos títulos póstumos”, comentou.