Formação de lideranças

Nova pesquisa reitera satisfação de participantes do Projeto Soma

Projeto já teve dois encontros realizados
Foto: Patricia Pim/PMCI

O projeto Soma., iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro voltada para a formação e fortalecimento de lideranças comunitárias, segue com ampla aprovação por parte dos participantes.

Na última semana, nos dias 15 e 16 de março, aconteceu o segundo encontro do projeto. Com o tema “Transparência, controle e participação”, os líderes comunitários aprenderam de forma prática a reivindicar melhorias, conhecendo os canais de comunicação com o Poder Público, conhecendo os caminhos corretos de diálogo para conquistar e unir a população.

Na ocasião, a Ouvidoria Geral do Município realizou nova pesquisa de opinião, que reiterou a satisfação dos inscritos com a realização das atividades.

De acordo com o levantamento, 80% dos entrevistados classificaram o encontro com nota 5, a maior das opções apresentadas, enquanto 8,6% e 11,4% atribuíram, respectivamente, as notas 4 e 3.

Para Heloísa Lopes, presidente da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, as atividades desenvolvidas têm impactado de forma positiva seu cotidiano em sua comunidade

“Cada encontro tem sido de um aprendizado muito bom e diferenciado. É importante saber o que é dever, o que é lei e o que podemos fazer para, a cada dia, servir melhor à nossa comunidade e à sociedade”, afirma.

Ações nas comunidades

Após a realização das atividades do segundo encontro do projeto Soma., os participantes foram orientados a mapear as necessidades de suas comunidades.

Em seguida, eles serão instruídos a abrir um chamado na Ouvidoria Municipal, para compartilhar, com a Prefeitura, os levantamentos obtidos. A ação também tem como intuito reafirmar a importância dos canais de comunicação com a gestão municipal no atendimento de demandas públicas.

Além disso, as comunidades poderão acionar a equipe Soma para atividades ligadas ao encontro a serem realizadas nos bairros.