Mais moderna

Nova sala de videomonitoramento de Cachoeiro é inaugurada

São 72 câmeras instaladas em diversos pontos do município
Foto: Márcia Leal/PMCI

A nova sala de videomonitoramento da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim foi inaugurada, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (19). No total, o sistema conta com 72 câmeras instaladas em diversos pontos do município e a vigilância, na sala de operação, é realizada 24 horas.

Os servidores que atuam no videomonitoramento receberam treinamento, em julho, da empresa responsável pela implantação. O sistema havia entrado em operação no mês passado, mas ainda se encontrava em fase de testes.

Das novas câmeras instaladas, seis são do tipo PTZ, que possuem tecnologia para identificar sinais de possíveis eventos adversos, como assaltos e incêndios. Outras 26 câmeras, instaladas em cinco pontos, têm capacidade para identificar veículos que avançam semáforos ou ficam parados em cima de faixas de pedestres – entretanto, não haverá registros de ocorrência para aplicação de multas, por enquanto.

Em outros dois pontos da região central da cidade, foram colocados totens de segurança com câmeras 360º. Eles possuem botões de pânico e, assim como as câmeras PTZ, áudio bidirecional, composto por cornetas e interfones, permitindo a comunicação entre a central de videomonitoramento e as pessoas nas vias públicas, em caso de emergências.

Além disso, as outras 40 câmeras de vigilância que o município já possuía foram incorporadas ao novo sistema.

“A sala será operada por uma equipe multidisciplinar, aprimorando todo o trabalho de monitoramento da segurança pública. Ela também oferece melhores condições aos servidores responsáveis pela operação”, destaca o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz.

“O novo sistema será um excelente instrumento para investigação, sobretudo de crimes contra o patrimônio, como furto e roubo a pessoas nas ruas e a comércio – facilitando, inclusive, a identificação dos veículos usados pelos criminosos e aumentando as chances de recuperação dos bens retirados de seus donos”, afirma o delegado da Polícia Civil Rafael Amaral, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro.

O secretário municipal de Mobilidade, Urbanismo e Cidade Inteligente, acrescenta que o novo sistema será de grande utilidade para as ações de trânsito no município: “É um sistema muito moderno, possui o que há de melhor hoje no país em termos de tecnologia. As câmeras permitirão analisar o fluxo de veículos em vários pontos e tornar o trânsito mais dinâmico”.

O prefeito Victor Coelho, por sua vez, completa dizendo que o município buscou os melhores exemplos na implantação do novo videomonitoramento: “Visitamos a cidade de Indaiatuba, em São Paulo, que é referência em videomonitoramento. Todas as pessoas que respeitam as leis serão muito beneficiadas com esse novo sistema”.

Sem multas

As 26 câmeras, instaladas em cinco pontos, que têm capacidade para identificar veículos que avançam semáforos ou ficam parados em cima de faixas de pedestres já contribuem para o videomonitoramento, mas sem registro de infrações. O município depende de um processo de integração com o sistema do Detran-ES, o que deverá ocorrer na segunda etapa do processo de implantação.

Também está prevista a realização de campanha de conscientização antes do início efetivo do registro das infrações. A Prefeitura de Cachoeiro ressalta, porém, que avançar sinal vermelho coloca em risco pedestres e motoristas e é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, e os condutores devem trafegar com consciência.

Cerco Inteligente

Uma segunda etapa do processo de implantação abrangerá o Cerco Inteligente de Segurança, com instalação de 15 câmeras capazes de identificar placas de veículos com restrição de furto e roubo, em mais sete locais.

Para o Cerco Inteligente, a empresa responsável pela implantação aguarda autorizações do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para instalar os equipamentos em rodovias que não pertencem ao município.

A Prefeitura de Cachoeiro investirá, no novo sistema, R$ 2.574.364,80, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito e um complemento de verba própria. O valor corresponde à contratação anual dos serviços.