Coleta seletiva

Nova sede da Ascomirim é inaugurada em Cachoeiro

Localizado no Central Parque, novo espaço possibilita retomada das atividades da associação de catadores de recicláveis
Foto: Márcia Leal/PMCI

Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (14), a sede provisória da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim). Com o galpão, localizado no bairro Central Parque, os catadores poderão retomar suas atividades, suspensas desde que a sede oficial da associação sofreu um incêndio.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do prefeito Victor Coelho, do vice Cel. Ruy Guedes e de outras autoridades do município.

O novo espaço da associação é um galpão de 473 metros quadrados, de propriedade do Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci), e foi cedido, de forma onerosa, à Prefeitura de Cachoeiro.

O prédio tem sala de reuniões, recepção, cozinha e sala de refeições, além de quatro baias para separação dos recicláveis. Na parte de equipamentos, os catadores contarão com duas balanças, duas prensas e um elevador de carga.

A presidente da Ascomirim, Vanusa Silva Portela, demonstrou sua satisfação e alegria com a nova sede.

“Temos que agradecer a todos os envolvidos nessa entrega. Nós, da associação, estamos muito felizes com a retomada dos trabalhos, e esperamos contar com o apoio de toda a população”, afirmou.

O prefeito Victor Coelho destacou a importância da conscientização da população quanto à coleta seletiva.

“É muito importante conscientizarmos as pessoas sobre a importância da coleta seletiva, pois é uma atividade essencial para preservação do meio ambiente e, também, para a geração de trabalho e renda, ajudando diversas famílias em nosso município”, afirmou.

“Esse é um momento muito aguardado. Foi um esforço muito grande, de muitas pessoas, para que essa entrega fosse possível. O trabalho de coleta seletiva é de grande importância para o município, e com essa nova sede de Ascomirim, será possível darmos sequência às atividades realizadas pelos associados”, completou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Retomada dos trabalhos

Com a entrega da nova sede da Ascomirim, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis serão recolocados de forma gradual. Inicialmente, os bairros Coramara, Gilson Carone, Marbrasa, BNH de Cima e BNH de Baixo estarão inclusos na rota 1 da coleta seletiva. As escolas do município também serão atendidas, e devem solicitar a coleta seletiva junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Os resíduos passíveis de reciclagem são os que se enquadram no chamado lixo seco, o que inclui jornais, revistas, panfletos, folhas de papel, envelope, latas de refrigerante, caixas de leite e suco, recipientes de xampu e amaciante e garrafas pet. Devidamente separados, eles devem ser colocados nos pontos de entrega.

A população pode entrar em contato com a Semma, para obter mais detalhes a respeito da coleta seletiva, por meio dos telefones (28) 3155-5311 e 28 3155-5326.

Importância da coleta seletiva

A coleta seletiva é de grande importância para o desenvolvimento sustentável. A correta separação de resíduos evita a disseminação de doenças e contribui com a diminuição da poluição tóxica que contamina solos e rios, trazendo malefícios imensuráveis ao meio ambiente ao longo do tempo.

A separação de materiais recicláveis é fundamental para evitar desperdícios, tornando possível um melhor aproveitamento das matérias primas extraídas do meio ambiente. Quando não descartados corretamente, os resíduos levam décadas ou até séculos para alcançar sua decomposição total. Dessa forma, além de auxiliar na manutenção de uma cidade mais sustentável, a reciclagem ainda ajuda com a geração de renda, visto que há indústrias específicas neste ramo. Em Cachoeiro, a Ascomirim é responsável pelo tratamento adequado para a comercialização do material recolhido.