Nova sinalização em acesso à ponte Fernando Abreu

Estacionamento foi readequado para manter as três faixas de rolamento

Um dos cruzamentos mais movimentados de Cachoeiro vem ganhando da prefeitura nova pintura de sinalização. O trecho é acesso à ponte municipal Fernando Abreu pelos bairros Independência e Ibitiquara, área de muitas escolas, públicas e particulares.

A partir de estudos feitos pelo departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), foram definidas mais orientações visando maior fluidez no trecho, que começaram a ser instaladas na última quinta (16). Não há mudança nos acessos, mas, sim, reforço nas regras de prioridade.

O foco é a sinalização horizontal, que informa o motorista sobre a preferência no cruzamento. “Agora, a pintura ajuda a definir melhor quem tem a preferência, para que possamos alcançar maior organização, já que o semáforo, por enquanto, não é viável no trecho. O motorista precisa ficar atento para interpretar bem a sinalização de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, ressalta o gerente de Trânsito da prefeitura, Márcio Magalhães.

A melhoria estará conclusa ao fim desta semana. A partir do novo serviço, que destaca regras já usadas nessa mesma área, o veículo que trafega pela avenida Pinheiro Junior é o que deve dar mais preferência aos demais, até mesmo pela ausência de ruas adjacentes e de pontos de parada ao longo dessa via. Essa medida fica bem clara a partir das pinturas de “pare”, na faixa de rolamento.

Já a faixas que vêm da Rua Moreira tiveram priorizado o aviso de dar preferência. Esse conjunto de alertas prioriza, portanto, a preferência para quem está na ponte municipal.

Estacionamento foi readequado

Na saída da Pinheiro Junior, a curva ganhou faixa zebrada, que proíbe o estacionamento, com dois objetivos: facilitar a visualização para quem vai atravessar a faixa de pedestres e liberar a pista para as três faixas de rolamento.

Também ali, o estacionamento rápido para quem vai buscar remédio no comércio do trecho permanece, e a regra das faixas de rolamento foi mantida e readequada: faixa da direita para acessar a ponte, faixa central para seguir em frente e faixa da esquerda para acessar a Monte Castelo.

“Precisamos que os motoristas ajudem o poder público na organização do trânsito na área, evitando paradas irregulares, como as feitas em fila dupla, que prejudicam a fluidez, não somente ali, mas impactando indiretamente em outros trechos”, alerta Magalhães.