Novembro Azul: confira a programação na rede municipal de saúde

Além das UBS, as ações do Novembro Azul também acontecerão na Policlínica Municipal, no PPG e no Caps-ad
Foto: Márcia Leal/PMCI

Concluídas as ações do mês do Outubro Rosa, focadas na saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro dá início, nesta semana, às atividades da campanha do Novembro Azul, voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata.

Entre as atividades previstas estão a intensificação de solicitação de diversos tipos de exames, como o PSA, que ajuda no diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de palestras. Todas as UBS estão com equipes preparadas para abordar os pacientes, orientando-os sobre a importância dos exames diagnósticos e preventivos.

A campanha traz um alerta para os altos índices do câncer de próstata. Em média, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença, e cerca de 3 milhões vivem com ela.

“Estamos iniciando uma série de ações no município, em alusão ao Novembro Azul. É um período muito importante para atuarmos na conscientização da importância dos homens se atentarem para sua saúde e buscarem ajuda médica quando necessário. Nossas equipes estão prontas para receber esse público, realizando os encaminhamentos necessários”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Policlínica, Caps/AD e PPG também com ações

O Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outra drogas (Caps-ad) oferecerá, no dia 18 de novembro, a realização de teste rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. O evento também contará com ações de valorização da autoestima. No dia 24, no mesmo espaço, acontecerá uma palestra sobre o câncer de próstata.

O Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes (PPG), no dia 16 novembro, receberá uma palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem; no dia 23, haverá uma sala de espera para os usuários, com a temática sobre a prevenção do câncer de próstata. As ações no PPG se encerram no dia 30, com um café da tarde.

A Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro de Saúde) também participará das ações do Novembro Azul, e ofertará, no dia 19 de novembro, a partir das 13h30, agendamentos para consultas nas seguintes especialidades: urologia, clínica geral, psicologia e nutrição.

No dia 27 de novembro, das 8h às 12h, também na Policlínica, haverá um grande dia de ações, com marcação de exames preventivos de câncer de próstata; testes rápidos; consultas com urologistas e clínicos gerais; atendimento psicológico; dentre outros.

Para solicitar consultas e exames é necessário levar CPF, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

“Vamos levar as ações do Novembro Azul para além das UBS, com o intuito de alcançar um número ainda maior de homens. Além de serviços relacionados ao câncer de próstata, serão ofertados outros tipos de exames e consultas, para contribuir ainda mais com a promoção da saúde do público masculino”, comenta o secretário Alex Wingler.

Confira a programação nas UBS

10 de novembro (quarta-feira)

UBS Vila Rica

13h – Solicitação de PSA, exames de rotina, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

10 de novembro (quarta-feira)

UBS São Luiz Gonzaga

8h às 15h – Consulta de Enfermagem, teste rápido para Hepatite B, C, HIV, Sífilis e atendimento médico.

11 de novembro (quinta-feira)

UBS Agostinho Simonato

8h às 15h – Sala de espera sobre o tema, palestra, solicitação de exames, teste rápido e café da manhã.

11 de novembro (quinta-feira)

UBS Nossa Senhora da Penha

8h30 – Sala de espera, Triagem com questionário PrevinHECI sobre vulnerabilidade do câncer, teste rápido, impressão do cartão nacional do SUS, plastificação de documentos, aferição de PA e glicemia capilar.

UBS Aquidaban

8h – Palestra sobre câncer de próstata com solicitação de exames, realização de testes rápidos contra Hepatites Virais, Glicemia capilar, Sorteio de brindes e café da manhã.

UBS Otto Marins

Atendimento em Saúde do Homem.

UBS Itaóca

8h – Palestra sobre o Saúde do Homem com as médicas da UBS, solicitação de exames, sorteio de brindes e café compartilhado.

17 de novembro (quarta-feira)

UBS Agostinho Simonato

17 de novembro (quarta-feira)

UBS São Luiz Gonzaga

UBS Zumbi

8h – Realização de testes rápidos, atualização do cartão de vacinas, aferição de PA, solicitação de exames, orientações de saúde bucal.

UBS Soturno

8h às 11h – Palestras, sorteio de brindes e solicitação de exames.

UBS Amaral

Realização de teste rápido, Sala de espera, solicitação de exames, atendimento médico.

19 de novembro (sexta-feira)

UBS Novo Parque

8h30 – Sala de espera sobre medicações e realização de testes rápidos.

20 de novembro (sábado)

UBS União

Atendimento médico, testes rápido

22 de novembro (segunda-feira)

UBS Village da Luz

Sala de espera, teste rápido, solicitação de exames e atendimento médico.

23 de novembro (terça-feira)

Atendimento em Saúde do Homem

23 de novembro (terça-feira)

UBS Paraíso

Sala de Espera sobre Saúde do Homem

24 de novembro (quarta-feira)

UBS São Vicente

8h às 15h – Atendimento médico exclusivo para os homens com solicitação de exames, sala de espera com orientações específicas à saúde do homem.

25 de novembro (quinta-feira)

UBS Agostinho Simonato

25 de novembro (quinta-feira)

UBS Coramara

8h às 11h – Palestras sobre a saúde do homem.

26 de novembro (sexta-feira)

UBS Pacotuba

8h às 11h – Testes rápidos, café da manhã e palestras.

26 de novembro (sexta-feira)

UBS Gironda

8h – Palestra sobre saúde do homem, sorteio de prêmios e café da manhã

28 de novembro (domingo)

UBS BNH de Baixo

8h – Realização de testes rápidos, palestras, solicitação de exames, café da manhã.

29 de novembro (segunda-feira)

UBS Village da Luz

Sala de espera, teste rápido, solicitação de exames e atendimento médico.

29 de novembro (segunda-feira)

UBS União

Atendimento médico, testes rápido

30 de novembro (terça-feira)

UBS Otto Marins

Atendimento em Saúde do Homem.