Prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul: marcação de exame de PSA e outros serviços neste sábado (27)

Evento acontecerá das 8h às 12h, na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Seguindo a programação da campanha do Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro, realizará, no próximo sábado (27), das 8h às 12h, uma grande ação, na Policlínica Municipal “Bolivar de Abreu”, com diversos serviços voltados à promoção da saúde do homem.

As atividades incluem: marcação de exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), indicado para detectar o câncer de próstata (após triagem para verificação da necessidade); exames para diagnóstico de diversas doenças, como HIV, hepatites B e C, Sífilis; aferição de pressão arterial e glicemia; ações de valorização de autoestima, como corte de cabelo; dentre outros.

Durante a manhã, haverá, também, realização de consultas, previamente marcadas, com urologista, nutricionista, psicólogo e clínico geral.

Além disso, a ação do Novembro Azul na Policlínica fará parte, também, do cronograma deste sábado de vacinação contra Covid-19. A Semus disponibilizará, durante todo o evento, a primeira, segunda e terceira dose do imunizante para o público apto a ser vacinado.

“Estamos entrando na reta final da campanha do Novembro Azul, com diversas ações realizadas na rede municipal de saúde. O evento do próximo sábado traduz muito bem a meta da nossa programação, que é atuar na prevenção do câncer de próstata, principal objetivo da campanha, mas também ofertar outros serviços voltados para a saúde do homem”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A Semus ressalta que, para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos durante a campanha, é necessário apresentar CPF, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Para receber a vacina contra Covid-19 é preciso, também, apresentar a carteira de vacinação.

Outras ações alusivas ao Novembro Azul

Na rede municipal de saúde, ao longo do mês, diversas ações alusivas ao Novembro Azul já foram realizadas, como palestras, rodas de conversa, marcação de exames e consultas, dentre outras. As atividades da campanha acontecem até o dia 30 de novembro – confira a programação completa.

“Estamos cumprindo a nossa missão de mobilizar as Unidades Básicas de Saúde para promoverem atividades de conscientização e promoção da saúde do público masculino. Mas ressaltamos que, a qualquer momento do ano, o homem que quiser, pode procurar a UBS mais próxima de sua residência, para consultar a necessidade de realizar o exame preventivo do câncer de próstata e outras doenças”, afirma o secretário.