No sábado (26)

Novembro Azul: Policlínica e Consultório na Rua realizaram ações especiais

Diversos serviços foram ofertados ao público masculino
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro concluiu, no último sábado (26), sua programação de atividades da campanha do Novembro Azul com duas importantes ações voltadas para a saúde do homem.

Ao longo da manhã, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”, bairro Santo Antônio, o público masculino teve acesso a diversos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e glicemia; corte de cabelo; testes rápidos hepatite B e C, HIV e Sífilis; vacinação; avaliação de manchas; e baciloscopia de escarro.

Na ocasião, também foram realizadas consultas com diversas especialidades médicas e agendamento para o exame Antigénio Específico da Próstata (PSA), utilizado para rastreamento do câncer de próstata. Foram feitos, no total, 621 atendimentos.

Na Praça de Fátima, situada na avenida Beira Rio, a ação foi concentrada para atender o público em situação de rua, com o objetivo de conscientizar esse público a respeito de doenças masculinas.

A equipe multidisciplinar do projeto Consultório na Rua, composta por profissionais das áreas da saúde e assistência social, ofertou serviços como consulta com psicólogo; testes rápidos; tratamento de patologias dermatológicas; exames de rotina e rastreamento de diversas doenças.

“Novembro foi um mês que realizamos um intenso trabalho de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. Para isso, mobilizamos, principalmente, a rede de atenção básica do município, que está, diariamente, em contato direto com as famílias assistidas em suas respectivas regiões, com o principal objetivo de romper preconceitos e alertar o público masculino com relação ao diagnóstico de diversas doenças, principalmente, o câncer de próstata”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.