Escolas mais preparadas

Novo ano letivo é iniciado com melhorias em escolas municipais

Anacleto Ramos foi uma das escolas que receberam melhorias
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta segunda-feira (10), foi iniciado o ano letivo na rede municipal de educação de Cachoeiro de Itapemirim. Diversas unidades escolares do município retornam às aulas com diversas melhorias realizadas nos últimos meses.

Uma das intervenções realizadas foi o acréscimo de sistemas mais modernos de proteção contra descargas atmosféricas e incêndio. Além disso, também foram ampliadas as adequações para a acessibilidade, e os prédios receberam pintura geral.

As unidades atendidas com essas melhorias foram Carim Tanure (Bela Vista), Prof.ª Juracy Cruz (São Luiz Gonzaga), Sebastião da Rosa Machado (Soturno), Áurea Bispo Depes (Vila Rica), Maria das Victórias Oliveira Andrade (Jardim Itapemirim), Reverendo Jader Gomes Coelho (IBC) e Anacleto Ramos (Ferroviários).

A escola Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de Fátima, também recebeu melhorias de segurança e ganhou novos guarda-corpos, corrimãos e portões dentro das normas de acessibilidade. Outra escola beneficiada foi a Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, que foi repintada e recebeu um reservatório de água para reserva técnica de incêndio. O valor a ser investido nas reformas já autorizadas supera os R$ 4 milhões, oriundos de recursos próprios da prefeitura.

Houve, ainda, a instalação de ar-condicionado em 23 escolas municipais. Outras 13 unidades também receberão o benefício neste ano.

“Entendemos a necessidade de melhorar a qualidade dos espaços para que o estudante também apresente melhor qualidade de aprendizagem. É nossa obrigação oferecer um ambiente acolhedor e alegre para os alunos”, afirma a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Obras em andamento

As escolas Anísio Ramos (Vila Rica), Maria Stael de Medeiros Teixeira (Village da Luz), Prof.ª Maria do Carmo Magalhães (Nossa Senhora de Aparecida), Prof. Valdy Freitas (Paraíso), Prof.ª Thereza Valiati Sartório (Monte Cristo), Ciae Newton Braga (Ferroviários), “Gércia Ferreira Guimarães”, “São Francisco de Assis” e “Maria Stael de Medeiros Teixeira” ainda estão recebendo as obras de melhorias. Entretanto, não houve interferência no período de volta às aulas por causa das intervenções.

A unidade da supercreche “José Antônio Colombina Egranphonte”, que fica no bairro Village da Luz, está em fase de conclusão. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Seme), na próxima segunda (17), está previsto o início das aulas para os alunos matriculados. Já o novo prédio da “Olga Dias da Costa Mendes” tem previsão de ser inaugurado no fim de março.

Volta às aulas nas escolas de tempo integral

O retorno às aulas nas escolas municipais que adotaram o modelo de tempo integral – “Athayr Cagnin”, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, e “Julieta Deps Tallon”, no Zumbi, será diferenciado.

Para prestar mais informações sobre o método “Escola da Escolha”, que abrange disciplinas semestrais escolhidas pelos próprios estudantes, os pais dos 450 alunos matriculados nas escolas participarão de uma apresentação sobre a metodologia, nesta terça (11). O objetivo é esclarecer as dúvidas tanto dos alunos quanto dos responsáveis.

Com isso, os estudantes retornarão para as salas de aula na quarta (12) e na quinta-feira (13). No dia 12, voltam os alunos do 1º e 2º ano, e os do 3º ao 5º ano (que não ainda conhecem o modelo de tempo integral). Já na quinta, será a vez dos alunos de 3º ao 5º ano, que já conhecem o modelo, pois estudavam nas unidades em 2019.