Notícias

Novo circuito contemplará 17 pontos turísticos de Cachoeiro

Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha) também faz parte do percurso

Quem visitar Cachoeiro de Itapemirim, a partir deste mês, poderá conhecê-lo melhor por meio do Circuito Turístico Urbano, que será lançado pela prefeitura, no próximo dia 18, no Teatro Municipal Rubem Braga, em solenidade marcada para as 9h, com entrada franca.

Intitulado “Viva Cachoeiro a Pé”, o trajeto contempla, além do próprio teatro, outros 16 pontos turísticos de interesse cultural, localizados na região central da cidade e em bairros circunvizinhos.

São eles: Fábrica de Pios Maurílio Coelho, Centro Cultural Mestre Salatiel, Museu Ferroviário Domingos Lage, Praça de Fátima, Casa de Cultura Roberto Carlos, Ponte de Ferro, Palácio Bernardino Monteiro, Casa da Luz del Fuego, Catedral de São Pedro, Loja Maçônica Fraternidade e Luz, Biblioteca Municipal, Casa dos Braga, Centro Operário e de Proteção Mútua, Museu de Ciência e Tecnologia, Liceu Muniz Freire e Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha).

O lançamento do circuito ocorrerá dentro da programação da Virada Turística Capixaba em Cachoeiro, que é organizada pelas secretarias municipais de Cultura (Semcult) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) – idealizadora da iniciativa – e apoio de entidades locais.

Durante a ocasião, porém, apenas parte de seu percurso vai ser percorrido, de forma simbólica. O destino final da caminhada, no dia, será a praça Jerônimo Monteiro.

“É surpreendente a riqueza cultural e histórica de Cachoeiro. O Circuito Turístico Urbano é prova disso. Precisamos redescobrir nossa terra. Temos muitos motivos de nos orgulharmos de sermos cachoeirenses”, avalia a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.

Também de acordo com ela, já estão previstas algumas ações futuras, como cursos de formação de guias turísticos para o circuito e criação de cartão-postal. “A ideia é buscarmos parcerias com agências de viagem e, ainda, empresas interessadas em investir no turismo da cidade”, adianta.

Confira a programação da Virada Turística em Cachoeiro:

Dia 18
Teatro Rubem Braga, às 9h
Lançamento do Circuito Turístico Urbano Viva Cachoeiro a Pé, com apresentação do trajeto e inauguração da empena com o mapa turístico urbano da cidade, seguido de caminhada até a praça Jeronimo Monteiro

Dia 20
Auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso, às 19h
Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”

Dia 21
Famtour Circuito Caminho das Pedras, às 7h (saída da praça Jerônimo Monteiro)
Visitação a uma pedreira de extração de mármore; a uma indústria de beneficiamento de rochas, com exposição de artesanato de mármore; e uma usina de reciclagem dos resíduos das indústrias de rochas ornamentais

Ginásio do Liceu Muniz Freire, bairro Independência, das 13h às 17h
Mostra de Ciências e Artes
(Realização: secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação)

Agenda de atividades em equipamentos públicos da cidade:

Casa de Cultura Roberto Carlos
Mostra de filmes do Rei
16 a 20 de outubro
Das 9h às 10h e das 11h às 12h (manhã)
Das 14h às 15h e das 16h às 17h (tarde)

Casa dos Braga
Contação de histórias com Maria Elvira Tavares Costa e Thiago Neves
16 a 20 de outubro
Das 9h20 às 10h e das 10h40 às 11h20 (manhã)
Das 14h às 14h40 e das 15h20 às 16h (tarde)

Museu Ferroviário Domingos Lage
Armazém 1: Exposição permanente com projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo
Armazém 2: Exposição “Circuito 55 anos”
Todo mês de outubro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h