Assistência social

Novo Cras é inaugurado no bairro Ruy Pinto Bandeira

Unidade está instalada na Estação Cidadania – Cultura (ECC) “Sérgio Sampaio”
Foto: Márcia Leal

Um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi inaugurado, nesta quarta-feira (2), em Cachoeiro. Ele funciona na Estação Cidadania – Cultura (ECC) “Sérgio Sampaio”, no bairro Ruy Pinto Bandeira, das 7h às 17h.

O Cras é um local público, localizado, prioritariamente, em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Dentre os atendimentos ofertados estão orientações e encaminhamentos para programas e benefícios assistenciais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Estação Cidadania – Cultural tem cerca de 3 mil metros quadrados e, além do Cras, conta com biblioteca, cineteatro, quadra coberta, bicicletário, playground, pista no entorno para caminhada e espaço para telecentro.

“Estamos muito satisfeitos com o espaço. Tem lugar para as crianças brincarem, a biblioteca. Antes, eu precisava ir ao Cras do Jardim Itapemirim, e com o atendimento aqui, ficou mais perto e facilitou”, comentou Lidiane Rodrigues de Castro, moradora do bairro Ruy Pinto Bandeira.

“A inauguração do Cras aqui no Ruy Pinto Bandeira é de extrema importância. Serão mais 17 área alcançadas e mais de 300 famílias beneficiadas. Estamos muito felizes com esse espaço, que também oferece cultura e lazer aos moradores”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.

O prefeito Victor Coelho também comemorou a inauguração. “Acredito que este é o caminho. Cada vez mais, trazer os serviços da área social para perto da população que mora em áreas menos favorecidas. Acredito que esse modelo, que congrega ações de esporte, cultura e assistência social, contribuirá muito para o desenvolvimento das crianças e famílias locais”, avaliou.

O novo Cras passa a ser referência para famílias dos seguintes bairros, distritos e localidades: Ruy Pinto Bandeira, Aeroporto, Marbrasa, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque, Boa Vista, Coramara, Córrego dos Monos, São Joaquim, Santa Fé (de Cima e de Baixo), Bebedouro, Córrego do Brás, Córrego do Óleo, Por do Sol e Morro Grande.

Cras em Cachoeiro

Cachoeiro já conta com outros cinco Cras, instalados nos bairros Alto União, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Zumbi e no distrito de Burarama, além de uma base de atendimento no distrito de Itaoca, que funciona, provisoriamente, até que seja concluída a construção da nova unidade local.