Mais transparência

Novo Diário Oficial de Cachoeiro facilita acesso à informação

Plataforma digital permite que os cidadãos realizem buscas por atos oficiais publicados
Foto: Montagem/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu mais um importante passo rumo ao governo digital, com a implantação do novo sistema eletrônico do Diário Oficial do Município (DOM).

Agora, o DOM conta com uma plataforma on-line (diario.cachoeiro.es.gov.br/dio), onde o cidadão pode consultar, com mais agilidade e praticidade, os atos oficiais da gestão municipal, como decretos, portarias, editais, despachos, entre outros.

Além disso, com o novo sistema, é possível realizar pesquisas para encontrar uma publicação específica no Diário Oficial, com uma ferramenta que inclui diversas opções de buscas, como tipo de ato e data, além de permitir que o usuário insira palavras-chave para facilitar a localização da informação que procura.

De acordo com Élcio Sá Neto, coordenador executivo de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Cachoeiro, a nova versão do DOM torna a gestão e publicação de atos oficiais mais dinâmica e confere mais agilidade e precisão no acesso às informações públicas.

“Antes da implantação dessa nova plataforma digital, a publicação do Diário Oficial era feita mediante o upload (envio de dados) de um arquivo único em formato PDF. Agora, as informações são gerenciadas de forma eletrônica e estão dispostas de maneira otimizada, em uma publicação com visual mais agradável para leitura”, destaca o coordenador, que afirma, ainda, que a expectativa, para os próximos meses, é atualizar as versões anteriores do DOM para o novo formato adotado.

Para o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, a adoção do novo sistema é um importante avanço da gestão municipal no que tange à transparência pública, pois garante, à sociedade civil, o acesso facilitado a informações e a consequente fiscalização dos atos administrativos empregados pela gestão municipal.

“A nova plataforma do Diário Oficial é um importante passo para garantir maior participação da população na vida pública. Quanto mais simples e ágil for o acesso à informação, mais o cidadão tem a possibilidade de acompanhar as ações de seus representantes, contribuindo com a eficácia das políticas públicas, na construção de uma sociedade mais participativa e protagonista da gestão municipal”, destaca.