Investimento em cultura

Novo edital da Lei Rubem Braga será lançado nesta sexta-feira (1º)

Serão contemplados 60 projetos em 12 categorias
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro de Itapemirim lançará, nesta semana, um novo edital de seleção de projetos culturais da Lei Rubem Braga. Ele será disponibilizado na página de editais do site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/editais), na sexta-feira (1º).

As inscrições ocorrerão de 1º a 31 de outubro, exclusivamente pela internet. Serão contemplados 60 projetos em 12 áreas: Música; Dança; Teatro, circo e ópera; Cinema, fotografia e vídeo; Literatura; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Folclore e capoeira; Carnaval; Artesanato; História; Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais; e, novidade neste ano, Artes Integradas.

A inclusão da categoria “Artes Integradas” visa contemplar projetos que não se encaixam em uma única linguagem artística, atendendo, assim, a uma demanda dos artistas da cidade.

Outra mudança é que, neste edital, o valor total para cada projeto foi reduzido para R$ 10 mil. A medida visa abrir espaço para distribuir recursos a mais proponentes, em um momento de superação dos prejuízos ao setor cultural decorrentes da pandemia de Covid-19.

Tanto a criação da nova categoria, quanto a redução do valor dos projetos foram propostas debatidas e aprovadas em reunião do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro de Itapemirim (CMPCCI).

“Estamos muito contentes por voltar a lançar um edital da Lei Rubem Braga, após todos desafios que tivemos que enfrentar em 2020. A situação do setor cultural ainda é muito delicada e esperamos contribuir para o momento de retomada das atividades. Sempre tivemos um diálogo muito franco com o CMPCCI, o que é fundamental para estabelecer políticas culturais de forma democrática, atenta aos reais anseios da classe”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Seleção de avaliadores

Também será lançado, no mesmo dia, o edital para a seleção de avaliadores dos projetos da Lei Rubem Braga. Poderão concorrer profissionais de todo o Brasil com comprovada experiência em cada uma das linguagens artísticas. O período de inscrição e o formato (pela internet) serão os mesmos do edital para proponentes.

No total, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo investirá R$ 650 mil no pagamento dos projetos e dos avaliadores.

“O setor cultural é um dos que mais tem sofrido com a pandemia. No ano passado, repassamos mais de R$ 1 milhão em recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc, o que ajudou a socorrer os nossos artistas e grupos culturais. Trabalhando com responsabilidade, estamos conseguindo enfrentar os desafios e retomar os investimentos que a área cultural tanto necessita e merece”, completa o prefeito Victor Coelho.