Rede municipal de saúde

Novo equipamento agilizará exames de tuberculose em Cachoeiro

Aparelho foi integrado à Policlínica Municipal
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizou, na tarde desta terça-feira (8), a entrega de uma Cabine de Segurança Biológica para a rede municipal de saúde. O aparelho é largamente utilizado na realização de exames de baciloscopia, análise de escarro para diagnóstico de tuberculose e outras doenças infectocontagiosas.

O equipamento é essencial para a ampliação de exames dessa natureza realizados no município, não havendo mais a necessidade do envio de amostras para serem analisadas no Laboratório Central (Lacen) de Vitória, o que trará mais agilidade no resultado dos exames e, consequentemente, mais rapidez no início do tratamento da tuberculose.

A entrega do aparelho foi realizada na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” e contou com a presença do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

“É um equipamento de grande importância para a Rede Municipal de Saúde de Cachoeiro, que trará mais agilidade na realização de exames e, também, mais segurança para os servidores responsáveis pela coleta e manipulação de materiais. Seguimos com nosso compromisso de melhorar cada vez mais a estrutura de saúde do município, oferecendo um serviço de maior qualidade ao cidadão”, comentou o prefeito.

“A aquisição da Cabine de Segurança Biológica é, sem dúvidas, uma grande conquista para a rede de saúde Cachoeiro, e dará mais agilidades nos diagnósticos da tuberculose, que quando detectada de forma precoce, é mais facilmente tratada, o que aumenta as chances de cura do paciente”, destacou o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

A baciloscopia é, atualmente, a técnica mais utilizada no Brasil, não apenas para o diagnóstico, mas também para o controle do tratamento da tuberculose. Desde que executada corretamente em todas as suas fases, permite detectar de 60% a 80% dos casos, com resultado em até 48 horas.