Novo portal da transparência é lançado em Cachoeiro

Apresentação foi realizada no gabinete do prefeito Victor Coelho

prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lançou nesta quarta-feira (13) o novo portal da transparência do município. Mais moderna e com recursos para facilitar o acesso da população a dados da administração municipal, a ferramenta foi apresentada a autoridades e à imprensa em solenidade no gabinete do prefeito Victor Coelho, pela manhã.

Entre as novidades dessa versão estão o acesso ao contracheque detalhado de todos os servidores, a divulgação da placa e demais dados sobre os veículos da frota municipal e as informações sobre os pagamentos a cada fornecedor.

De acordo com o controlador interno de governo, Henderson Cassa, a nova configuração atende aos requisitos que a legislação estabelece hoje para esse tipo de serviço e torna Cachoeiro alinhado com o que há de mais avançado nesse quesito.

“Priorizamos bastante, também, a facilidade de acesso por parte da população. E a ferramenta proporciona hoje diversidade maior de informações. Destaco nesse campo os dados sobre a receita do município, a execução de despesas e os contratos e valores pagos com diárias e salário, por exemplo”.

O portal Transparência Cachoeiro foi inteiramente desenvolvido com tecnologias modernas e gratuitas. Para aqueles que possuem facilidades com Tecnologia da Informação, o portal disponibiliza a possibilidade de efetuar download de toda a base de dados ou também acesso on-line ao banco de dados do portal via web-services.

O desenvolvimento foi feito pela da Controladoria, em parceria com o secretário municipal de Fazenda, Rogélio Amorim, e a Dataci, empresa de tecnologia do município.  “A contribuição da autarquia nesse processo foi dar flexibilidade e agilidade ao usuário, para que, de fato, consiga alcançar as informações que ele pretende obter”, relata Carlos Henrique Salgado, presidente da Dataci.

Para Amorim o portal da transparência é uma ferramenta em constante evolução. “Lançamos agora o rol de informações que são exigidas por lei e já estamos trabalhando no acréscimo de novas consultas, fazendo com que sempre existam novos conteúdos para serem disponibilizados”.

Rogélio também destaca que os dados serão atualizados diariamente, como forma de atingir a meta proposta pelo governo municipal. “Nosso compromisso é tornar Cachoeiro uma das cidades mais transparentes do Brasil. Trabalharemos para que as informações cheguem o mais rápido possível à população”, ressaltou.

Para o prefeito Victor Coelho, o novo portal é uma marco em sua administração e fortalece a relação entre os munícipes e a gestão pública municipal. “Ética, gestão mais profissional e transparência são diretrizes do nosso governo. Não temos nada a esconder, queremos um diálogo aberto com a sociedade e o portal é uma ferramenta fundamental para isso”, explica.

O novo portal da transparência está disponível por meio de link na página principal da prefeitura de Cachoeiro e também pelo endereço www.transparencia.cachoeiro.es.gov.br. Além de grande volume de conteúdo, há também muitas funcionalidades voltadas para usabilidade, como as informações em formato gráfico, pesquisa e ordenação das tabelas e a compatibilidade com dispositivos móveis.