Rede mais resistente

Novo posto de transformação de energia será construído em Gironda

Empreendimento deverá beneficiar 2,5 mil imóveis de Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

Na manhã desta terça-feira (16), foi assinada a ordem de serviço para a construção do Posto de Transformação Gironda, em Cachoeiro de Itapemirim. A solenidade de assinatura foi realizada no Palácio Bernardino Monteiro, contando com a presença de representantes da EDP (concessionária dos serviços de energia do Espírito Santo, responsável pelo empreendimento), da Prefeitura de Cachoeiro e da Câmara Municipal.

Segundo a EDP, a nova subestação de energia beneficiará 2,5 mil imóveis do município, sobretudo, residências e empresas do distrito de Gironda e região. O novo posto de transformação contará com um transformador de 6,67 MVA (megavolts) e dois circuitos alimentadores de média tensão, de 15 kV (kilovolts).

O Posto de Transformação Gironda será erguido em uma área de 680 metros quadrados e está previsto para entrar em operação em dois meses. O investimento será de cerca de R$ 1,9 milhão e a expectativa é a de que promova a geração de 90 postos de trabalho, diretos e indiretos, durante as obras.

Ainda de acordo com a EDP, a operação do posto de transformação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizada, a unidade possui sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, contará com videomonitoramento, para segurança, o que também permitirá aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.

“O novo empreendimento beneficiará clientes residenciais e empresas na região de Gironda, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, informou o diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba.

“A construção do Posto de Transformação Gironda é de fundamental importância, pois temos verificado maior demanda de energia por parte de algumas indústrias que enfrentam queda de rede. Assim, com mais estabilidade, a região se torna mais atrativa para empreendimentos. Além da parte econômica, há também o benefício social, na medida em que os moradores ganham em qualidade de vida”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

“A região de Gironda tem um potencial grande para atração de negócios e um dos pontos verificados, antes da instalação dos empreendimentos, é justamente a estabilidade do fornecimento de energia. É muito importante que a nossa cidade cresça em infraestrutura para que se desenvolva cada vez mais, por isso, estamos muito felizes com esse investimento”, completou o prefeito de Cachoeiro em exercício, Ruy Guedes.