Novo programa reforça ações de Saúde da Família em Cachoeiro

Atendimento nas comunidades passa a contar com o apoio de núcleos com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e outros profissionais

Já está disponível em 15 bairros de Cachoeiro o programa voltado para ampliação na prevenção de doenças. Duas equipes multiprofissionais, referências para duas regiões da área urbana, compõem o projeto-piloto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Com a implantação, a prefeitura quer aumentar as opções para os pacientes e a eficiência no tratamento e nos cuidados diários fomentados entre os moradores pelas unidades de saúde. O núcleo é proposto pelo governo federal e teve seus primeiros passos em Cachoeiro em dezembro.

Nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já conduzem nos 15 bairros as atividades compartilhadas, que incluem debates com a equipe e pesquisa domiciliar para aprofundamento na investigação de quadros clínicos dos pacientes acompanhados.

Antes e depois de atendimentos individuais ou coletivos, são promovidas reuniões com representantes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Nasf. “Com esse tipo de aprofundamento, os pacientes terão o diagnóstico e a definição do tratamento de modo muito mais completo. É a ampliação dos serviços de saúde que o município já oferece com qualidade nessas regiões”, explica a subsecretária de Atenção Primária da prefeitura, Márcia Passabom.

Os profissionais do novo programa não promovem o atendimento ambulatorial, ao contrário da ESF. Eles atendem a demandas mais complexas, que pedem apoio específico. Durante o aprofundamento em visita domiciliar, por exemplo, os profissionais podem até mesmo envolver toda a família do paciente.

Aquidaban e Jardim Itapemirim são referência

A primeira região a ser credenciada para o Nasf foi a do bairro Jardim Itapemirim. A equipe do programa atua na unidade local, mas abrange outras equipes, de outras unidades: Aeroporto, Luiz Tinoco e Waldir Furtado (BNHs de cima e de baixo), Agostinho Simonato, Coramara e Gilson Carone.

A segunda credenciada foi vinculada à unidade do bairro Aquidaban, oferecendo apoio às equipes do Abelardo Machado, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, Novo Parque, São Luiz Gonzaga, Vila Rica e Village da Luz.

Entre as ações já em andamento estão a construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território de atendimento e atualização contínua dos métodos de trabalho.