Novo tipo de café conilon será apresentado em Cachoeiro

Noventa por cento das lavouras de café do município produzem conilon

Cachoeiro de Itapemirim foi escolhido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para receber o lançamento de um novo tipo de café conilon, a cultivar “Conquista ES 8152”.

O evento será realizado nesta quarta-feira (26), na Fazenda Experimental Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), a partir das 8h.

Obtida por meio de programa de melhoramento genético, a nova cultivar tem como características principais ampla base genética, rusticidade e adaptação aos diferentes ambientes do Espírito Santo.

Essas e outras vantagens desse grão serão apresentadas no evento, em palestra técnica ministrada por pesquisador do Incaper. Aberto ao público, o lançamento também terá degustação orientada de cafés e distribuição de sementes.

A cafeicultura do conilon é a principal atividade agrícola na maioria dos municípios localizados nas partes mais quentes do estado. Em Cachoeiro, ela está presente em 90% das propriedades rurais com lavouras de café.

A nova variedade trará maior segurança aos produtores e contribuirá para a sustentabilidade da atividade cafeeira.

“Mesmo com a evolução exitosa, nesses últimos 30 anos, na produção e na qualidade do conilon capixaba, existem desafios para a pesquisa científica, no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que ofereçam maior segurança aos produtores, sobretudo, diante das incertezas climáticas e do mercado da densa cadeia do café”, avalia o gerente de agricultura da Semai, Josué de Castro Corrêa.

O secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão, ressalta que a cultivar “Conquista ES 8152” representa mais uma importante contribuição do Incaper para o desenvolvimento da cafeicultura.

“Mais produtiva em, pelo menos, 50% que os clones utilizados atualmente e mais resistente à seca, essa cultivar está sendo lançada num momento importante para a renovação dos nossos cafezais e vai contribuir para a melhoria da produtividade e da renda dos agricultores”, pontua.

Concurso de qualidade

Ainda durante o evento, a Semai fará uma apresentação sobre o 7° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Cachoeiro, para incentivar a participação dos cafeicultores presentes. O regulamento será publicado no Diário Oficial do Município, nesta quarta-feira.