Estratégia Saúde da Família

Novos agentes comunitários de saúde iniciam atividades em Cachoeiro

São 51 novos agentes em 24 unidades de saúde do município
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quarta-feira (24), 51 novos agentes comunitários iniciaram suas atividades em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim. Antes de começarem o serviço, os agentes receberam um treinamento no dia anterior.

O agente comunitário de saúde profissional é responsável por realizar atividades que previnem doenças e promovem a saúde das pessoas. Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por conta da pandemia, a entrada desses profissionais servirá como um reforço na busca ativa de moradores que se encaixam nas faixas etárias para vacinação contra Covid-19, além de contribuir para ampliar o número de cadastros para acompanhamento das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Mais quatro novos agentes iniciarão suas atividades em abril. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) poderá convocar mais profissionais, de acordo com a necessidade.

“Os agentes comunitários de saúde desenvolvem um trabalho fundamental na rede pública de saúde, contribuindo para ampliar o alcance dos serviços nos mais diversos locais. Neste período tão desafiador que estamos enfrentando, ampliar o número de agentes contribui muito para fortalecer as nossas ações”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.