Praticidade

Novos boletos do IPTU podem ser acessados a partir do WhatsApp

Recentemente, os prazos para quitação do imposto foram prorrogados
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Fazenda de Cachoeiro acaba de criar um canal de atendimento por WhatsApp para facilitar o acesso aos novos boletos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2020, gerados a partir da prorrogação do prazo para pagamento do tributo.

No aplicativo de mensagens, o contribuinte deve entrar em contato pelo número (28) 98803-9552, enviando a sigla “IPTU”. Automaticamente, ele receberá resposta com o link de acesso à página de emissão do boleto na internet, na qual será requisitado o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel.

Além de tornar mais prática a emissão do documento, a novidade, implementada com apoio da Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci), é uma medida preventiva contra o novo coronavírus.

“É muito simples e ainda ajuda nas ações adotadas pelo município para evitar a circulação e aglomerações de pessoas. O contribuinte não precisa sair de casa, podendo se proteger e proteger outros”, reforça o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes.

Ele lembra que o boleto do imposto também pode ser emitido por meio da Cachoeiro Agência Virtual, no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) – acesso em “Serviços”.

Ainda assim, equipes da Semfa estão entregando os boletos em papel nos imóveis, medida mantida para contemplar quem tenha dificuldade no acesso à internet.

Novos prazos

A Prefeitura de Cachoeiro prorrogou o prazo de pagamento do IPTU devido aos impactos econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Os contribuintes cachoeirenses têm três opções para o pagamento em cota única, com descontos proporcionais: até 15 de julho, com 15%; até 17 agosto, com 10%; e, até 15 de setembro, com 5% de desconto. No pagamento parcelado, são seis parcelas, com vencimentos mensais de julho a dezembro.