Melhor estrutura

Obras da nova unidade de saúde do bairro Zumbi são retomadas

Prédio será erguido em terreno na rua José Eugênio de Souza
Foto: Dilvulgação/PMCI

Foram retomadas, na última semana, as obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Zumbi. Os serviços estavam suspensos para adequações do projeto original.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo) de Cachoeiro, a empresa contratada para a construção trabalha na preparação do terreno, localizado na rua José Eugênio de Souza.

De porte III, a UBS será a maior da região sul capixaba e terá investimento total de R$ 3,2 milhões – sendo R$ 1.045.000,00 oriundos do Fundo Nacional da Saúde e R$ 2.172.213,23 de contrapartida do município.

A unidade possibilitará a ampliação da oferta de diversos serviços à população da região, como atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem; aferição de pressão arterial; testes de glicemia; antropometria; vacinação; visitas domiciliares; grupos de apoio à saúde; farmácias; coleta de exames preventivos; puericultura e atendimentos puerpério; pré-natal e atividades educativas em saúde da família.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, a nova UBS terá quatro equipes de profissionais da Saúde, uma a mais que as que atuam na atual unidade do bairro.

“As UBS de Cachoeiro realizam um trabalho muito importante no atendimento básico de saúde, sendo a porta de entrada para diversos serviços oferecidos pelo SUS. Com a adição dessa grande estrutura à nossa rede de saúde, os moradores da região poderão contar com um novo ambiente, com mais profissionais e melhor equipado, para os atendimentos em saúde básica”, destacou o secretário.

A expectativa da Prefeitura de Cachoeiro é de que as obras da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Zumbi sejam concluídas em 720 dias.