R$ 6 milhões

Obras de contenção em áreas de risco garantem segurança a moradores do Amarelo

Aplicação de geocomposto previne desmoronamentos e desastres; investimento foi de R$ 6 milhões
Foto: Patricia Pim/PMCI

Com as obras de contenção de encostas recém-concluídas na rua Jerônimo Ribeiro, bairro Amarelo, os moradores que residem próximos às áreas com riscos de deslizamento passaram a ter mais tranquilidade.

Foram quase 10 mil metros quadrados de taludes revestidos com geocomposto, técnica usada pela primeira vez em obras da Prefeitura de Cachoeiro, que tem como finalidade evitar desmoronamentos e desastres.

Muros de arrimo, canaletas de drenagem e novas calçadas com arborização também foram construídos no local. O investimento em toda a obra foi de cerca de R$ 6 milhões, com recursos da operação de crédito firmada para execução de projetos estruturantes no município.

Para Zeli Barbosa, que reside na região, a obra trouxe mais segurança para quem mora e transita na via. “A gente tinha medo desse morro desabar, agora, eu me sinto muito mais tranquila”, afirmou.

Outras áreas de risco serão contempladas

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo) de Cachoeiro, as obras de contenção de encostas alcançarão 17 pontos do município, sendo que 5 deles estão situados no bairro Amarelo e já foram concluídos. O investimento total é de, aproximadamente, R$ 13 milhões.

Esses locais foram selecionados após um mapeamento da Defesa Civil de Cachoeiro, que levantou as principais áreas de risco que necessitam desse tipo de intervenção.

No próximo mês, está previsto o início dos serviços em encosta na avenida Mauro Miranda Madureira (rodovia do Valão).

“Essas intervenções são essenciais para prevenir deslizamentos de terra e garantir a integridade das famílias que vivem em áreas de risco. Além disso, as obras de contenção também contribuem para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento urbano da cidade”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Sobre o geocomposto

A escolha pela aplicação de geocomposto de PVC se deu por ser um eficaz sistema de impermeabilização e proteção do solo contra intempéries.

O serviço tem início com a preparação da superfície para receber o material. Em seguida, a encosta recebe tela de aço e chapisco. Por fim, a área revestida é pintada.