Obras de contenção levam mais segurança a diferentes regiões

O trabalho iniciado mais recentemente é a construção do muro de arrimo da rua Baixo Guandu, no Zumbi

Município de relevo acidentado, Cachoeiro de Itapemirim necessita, continuamente, de investimentos em obras de contenção, para garantir segurança e as condições para ir e vir a moradores. E é o que prefeitura tem feito. Diversas regiões já foram e estão sendo atendidas, sendo o trabalho iniciado mais recentemente a construção do muro de arrimo da rua Baixo Guandu, no bairro Zumbi.

Os serviços no local tiveram início há mais de uma semana e são conduzidos por equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo), que finalizam a preparação do terreno e montam as bases para, nos próximos dias, começarem a etapa de concretagem do muro.

Além de Zumbi, outros bairros são beneficiados com esse tipo de melhoria. Um deles é o Parque Laranjeiras. Lá, a prefeitura constrói, com mão de obra própria da Semo, o quinto muro de contenção na rua Maria Rosa Brum.

O objetivo, ali, é restabelecer a via (comprometida pela erosão), que receberá, ainda, drenagem e calçamento. Todos esses serviços devem ser concluídos até meados de maio.

Ainda neste mês, foram iniciadas as obras para recuperação da rua Santo Francisco Cypriano, localizada no bairro Coramara. A via, que vem sofrendo com o processo erosivo, será recomposta com terraplanagem, muro de contenção, nova rede de drenagem e calçada cidadã.

Nos últimos dois anos, grandes obras de contenção foram entregues. A rua José Turini, no bairro Recanto, por exemplo, já não apresenta mais problema para seus moradores.

As ruas Wilson Duarte Silva (Rubem Braga), Alziro Viana (Aquidaban), Afonso Pena (São Luiz Gonzaga) também contam, hoje, com novos muros.

“Há diversos projetos em elaboração para atender outros pontos críticos da cidade. Um a ser destacado é o que contemplará a rua Renê Nogueira, também no bairro Zumbi. O projeto já está concluído e agora está em fase de orçamento para abertura de processo licitatório”, explica José Santiago de Lima, secretário municipal de Obras.