Obras de reforma avançam no Ciae Newton Braga

Uma das melhorias é a construção de castelo dágua para sistema de incêndio

A reforma do Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga, no bairro Ferroviários, em Cachoeiro de Itapemirim, já conta com cerca de 60% de obra realizada. As intervenções devem ser finalizadas até o segundo semestre deste ano.

Por meio do contrato de manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Seme), firmado via licitação com empresa especializada, já foram realizados os seguintes serviços: substituição de rede elétrica, instalação de lâmpadas e ventiladores de teto e de parede, reparo e troca da cobertura, pintura geral de salas e corredores e, ainda, reforma do piso do refeitório. Em breve, será repintada toda a parte externa do prédio.

Paralelamente, o local recebe obras de estrutura, segurança e acessibilidade (executadas, também, por empresa contratada através de processo licitatório), como construção de castelo d’água para sistema de incêndio e calçada cidadã.

“Essas obras no Ciae são mais uma forma da Seme investir no ensino integral, uma vez que essas melhorias, baseadas na meta 6 do Plano Municipal de Educação, vão proporcionar uma estrutura e um ambiente ainda mais adequados aos alunos atendidos no local”, destacou Thiago Rodrigues de Barros, gestor da unidade.

Sobre o espaço

O Centro Integrado Newton Braga oferta, nos turnos matutino e vespertino, aulas extraclasses de jiu-jitsu, inglês para pré I e pré II e 1º ao 9º ano do ensino fundamental, capoeira, futsal, karatê e complementação pedagógica nas disciplinas português e matemática.

Para participar, basta que os interessados estejam regularmente matriculados em escolas municipais e solicitem inscrição em oficina e horários que ainda disponham de vagas, pois a unidade já tem cerca de 150 estudantes inscritos. É preciso que o responsável peça à escola do aluno uma declaração que ateste que ele esteja frequentando as aulas, CPF e Identidade dos responsáveis e Cartão do SUS e CPF da criança.

O estudante cuja família esteja inscrita no CadÚnico, além de ter acesso às aulas gratuitas, pode solicitar passagem gratuita, por meio do programa Passe Livre, para que possa frequentar as atividades sem custos adicionais.

Ao longo do ano, a previsão é alcançar cerca de 700 vagas nas oficinas do Ciae, pois serão abertas mais duas: balé e musicalização. Além disso, o atendimento para a complementação pedagógica em matemática será ampliado.